"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

«discriminação», «saudade» e «sem-abrigo» candidatas a PALAVRA DO ANO® 2020 numa lista marcada pela crise pandémica

Porto Editora divulga as 10 candidatas a PALAVRA DO ANO ® em Portugal e, em parceria com a Plural Editores Angola e a Plural Editores Moçambique, as palavras que vão a votos naqueles países de língua portuguesa.


Pela primeira vez, a iniciativa PALAVRA DO ANO 
® decorre em simultâneo em Portugal, Angola e Moçambique. A votação decorre até 31 de dezembro e as vencedoras serão divulgadas a 4 de janeiro de 2021.

A realidade impõe-se e é incontornável: os acontecimentos de 2020 influenciam a lista de candidatas para a 12.ª edição da iniciativa PALAVRA DO ANO ® , construída com base nas sugestões que os portugueses fizeram através do site www.palavradoano.pt, nas pesquisas efetuadas no Dicionário da Língua Portuguesa em www.infopedia.pt e no trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa, levado a cabo pela Porto Editora.



Vocábulos como «confinamento», «COVID-19», «pandemia» e «zaragatoa» surgem como que candidatos naturais à eleição, mas é de sublinhar a presença de palavras como «discriminação», «digitalização», «infodemia», «sem-abrigo» e «telescola».

Uma menção especial é feita à candidata «saudade»: por muitos considerada uma das palavras mais distintivas do vocabulário da língua portuguesa, surge, pela primeira vez, na lista para PALAVRA DO ANO ® .

As candidatas a PALAVRA DO ANO ® 2020 em Portugal são as seguintes:

confinamento
«Confinamento» entrou na nossa vida coletiva a 18 de março, dia em que foi decretado o primeiro estado de emergência provocado pela pandemia.

COVID-19
Esta doença tornou-se pandémica e alterou profundamente a vida de biliões de pessoas em todo o mundo.

discriminação
Em Portugal e no mundo multiplicaram-se casos de discriminação, muitas vezes de natureza étnica, gerando grande preocupação e pondo em causa os valores humanistas.

digitalização
O ato ou efeito de tornar digital emergiu, no contexto da pandemia, como uma das maiores prioridades, transversal a todos os setores da sociedade, da educação à economia.

infodemia
Este vocábulo resulta da combinação de «informação» com «epidemia» e foi usado com frequência para designar o enorme fluxo de informações – nem sempre fidedignas – relacionadas com a pandemia.

pandemia
A partir do momento em que a epidemia da COVID-19 ultrapassou fronteiras continentais, o mundo viu-se confrontado com uma pandemia.

saudade
Palavra genuinamente portuguesa, «saudade» é um sentimento muito presente como consequência do distanciamento físico e, também, da rutura em relação às rotinas mais simples e banais.

sem-abrigo
Este problema social crescente pode assumir contornos de calamidade, em consequência da crise económica atual.

telescola
Ausente dos televisores portugueses desde 1987, a telescola sintonizou-se com as novas gerações como uma das soluções de ensino à distância em contexto de pandemia.

zaragatoa
Este instrumento de colheita de amostra de secreções ganhou relevância no despiste do vírus SARS-CoV-2, tornando-se um nome familiar para a maioria das pessoas.

Acontecimentos em Angola e Moçambique refletidos nas candidatas a PALAVRA DO ANO ®

«Pandemia» não é candidata a PALAVRA DO ANO ® apenas em Portugal, pois também angolanos e moçambicanos apontaram essa palavra. E se os portugueses sugerem «COVID-19», em Angola e em Moçambique há «coronavírus». Afinal, a crise pandémica não poupa nenhum país, pelo que não surpreende que as candidatas a PALAVRA DO ANO ® em Angola e Moçambique incluam vocábulos relacionados com essa circunstância.

Todavia, é verificável que as escolhas – que seguem a mesma metodologia, mas considerando os sites www.palavradoano.co.ao www.palavradoano.co.mz, bem como o acompanhamento feito pelas editoras Plural Editores Angola e Plural Editores Moçambique – refletem os acontecimentos e as realidades locais.

Nesse contexto surgem, na lista para PALAVRA DO ANO ® em Angola, vocábulos como «autárquicas», «manifestação» e «nacionalização», enquanto que, na lista das candidatas moçambicanas, sobressaem «ataques», «mahindra» e «refugiados».

As candidatas a PALAVRA DO ANO ® 2020 em Angola são as seguintes:

agricultura
O governo tem anunciado uma forte aposta nesta área da economia, com o intuito de diminuir a dependência de produtos agrícolas importados.

autárquicas
A realização das primeiras eleições autárquicas na história do país, prevista para 2020, continua sem data prevista, mas permanece como tema de atenção pública.

coronavírus
O país continua a combater o novo coronavírus, que já infetou milhares de pessoas e causou centenas de mortes no país.

educação
O ano letivo foi marcado por avanços e recuos em temas cruciais como a definição de propinas, datas para o regresso às aulas, medidas de prevenção nas escolas, recalendarização de atividades letivas e adoção de novo calendário escolar.

industrialização
Parte da estratégia do governo para o desenvolvimento, vários sectores da indústria têm recebido apoios financeiros e promoção na comunicação social.

manifestação
A expressão pública e coletiva de desagrado em relação ao desemprego crescente, mas também ao adiamento das eleições autárquicas, tem marcado a agenda das últimas semanas.

nacionalização
O governo nacionalizou empresas em diversas áreas, incluindo meios de comunicação social, no âmbito do combate à corrupção.

pandemia
Esta palavra impôs-se no dia a dia do país e é uma realidade que afeta todo o mundo.

quarentena
Significando «período de isolamento imposto», a quarentena é tida como essencial para prevenir a propagação do vírus e obrigatória para todos os que entram no país, residentes ou não.

violência
O excesso de zelo por parte da polícia, sobretudo nos primeiros meses do estado de calamidade, foi responsável por alguns atos de violência que geraram protestos da população.

As candidatas a PALAVRA DO ANO ® 2020 em Moçambique são as seguintes:

ataques
Os ataques a vários distritos da província de Cabo Delgado por parte de fações terroristas obrigaram ao reforço das Forças de Defesa e Segurança.

coronavírus
Este é o nome de uma grande família de vírus a que pertence o denominado SARS-CoV-2, responsável pela doença COVID-19.

desemprego
A pandemia levou à falência várias empresas, provocando um grande aumento no número de despedimentos.

distanciamento
O distanciamento é uma das principais medidas a que a sociedade está a recorrer para minorar a propagação do coronavírus.

emergência
A declaração do estado de emergência pelo governo constitui um marco muito importante na mobilização do país para a prevenção e o combate à COVID-19.

isolamento
O isolamento de grande parte da população tem sido uma das formas de combate à pandemia em todo o mundo.

mahindra
Palavra usada para designar a polícia, que circula em veículos desta marca.

máscara
A máscara, muitas vezes feita de capulana, passou a ser uma constante na vida das pessoas.

pandemia
A rapidez com que o novo coronavírus se espalhou pelo planeta tornou-o responsável pela primeira grande pandemia deste século.

refugiados
Os refugiados, já na ordem das centenas de milhares, fogem ao horror e à perseguição provocados pelos ataques que se têm registado em Cabo Delgado.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,199,745