"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

FLAD lança concurso para tradução de livros PT/EUA e EUA/PT

Num momento difícil para autores e editoras, a FLAD lançou o primeiro concurso para a tradução de obras literárias com o intuito de promover autores portugueses no mercado dos EUA e apoiar editoras portuguesas, ajudando a viabilizar obras de autores americanos que de outra forma não chegariam a Portugal.


A FLAD lançou esta terça-feira a primeira edição do concurso de tradução de obras literárias de 
Português para Inglês e de Inglês para Português. O concurso estará aberto até ao próximo dia 31 de dezembro.

“Este concurso é um primeiro passo no sentido de ajudar os autores e as editoras portuguesas a entrar no mercado editorial norte-americano. Sabemos que não é um processo fácil, mas acreditamos que o suporte financeiro da tradução pode facilitá-lo. Ao mesmo tempo, e porque a FLAD é uma ponte entre os dois países, decidimos apoiar as traduções de livros americanos em Portugal, tornando viáveis edições que poderiam não chegar às livrarias sem esse apoio.” – Rita Faden, presidente da FLAD.

Candidatos:

  • As editoras nacionais podem apresentar a concurso obras, ficção ou não ficção, que não estejam publicadas em Portugal, desde que a versão original em Inglês já esteja publicada nos Estados Unidos.
  • Os autores e editoras nacionais ou dos Estados Unidos também podem submeter obras que não estejam publicadas nos EUA, sendo requisito essencial que a versão original esteja publicada em Português.

O apoio financeiro dado pela FLAD destinar-se-á a suportar os custos de tradução da obra e incidirá sobre livros de qualquer época que sejam considerados de interesse para o conhecimento dos EUA em Portugal e de Portugal nos EUA.

Concurso terá duas edições anuais

Em 2020, o concurso estará aberto de 1 a 31 de dezembro. As candidaturas deverão ser enviadas à FLAD por email para fladport@flad.pt, até às 23:59 horas (hora de Portugal Continental) do dia 31 de dezembro. A decisão da FLAD será anunciada até 31 de janeiro de 2021.

A partir do próximo ano, o concurso terá duas edições anuais. A primeira, decorrerá de 1 a 31 de maio de 2021, e a segunda, de 1 a 31 de outubro do mesmo ano. A decisão da FLAD será anunciada até ao último dia do mês seguinte ao do encerramento de cada edição do concurso.

As candidaturas deverão ser acompanhadas por:

  • Formulário específico (PT-EUA – Inglês e/ou Português – e EUA-PT);
  • 1 exemplar da obra (em papel ou pdf);
  • Justificação do pedido de apoio financeiro;
  • CV do/a tradutor/a;
  • Orçamento da tradução;
  • Contrato de tradução;
  • Contrato de direitos de autor ou de documento que ateste a cedência de direitos por parte do autor;
  • Indicação de outros apoios existentes para a tradução e/ou edição;
  • Justificação da capacidade de comercialização e distribuição;
  • Prazo de publicação da obra;
  • Declaração de consentimento para recolha e tratamento de dados pessoais.

Aconselhamos a consulta do regulamento do concurso (PT-EUA – Português e/ou Inglês – e EUA-PT), onde pode encontrar todos os detalhes sobre a candidatura.

Júri

As candidaturas apresentadas serão analisadas e selecionadas pela FLAD, tendo em conta a relevância da obra e a exequibilidade da sua publicação. A FLAD reserva o direito de selecionar uma ou várias candidaturas, bem como de não selecionar qualquer candidatura se concluir que nenhuma satisfaz os requisitos de qualidade, relevância, ou outros pretendidos. A decisão final, da qual não haverá recurso, será comunicada pela FLAD, através de email, a todos os candidatos.

As candidaturas devem ser enviadas até dia 31 de dezembro para: fladport@flad.pt

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,968,046