"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Do Funaná e Gumbé às (caseiras) pistas de dança

O artista luso-angolano Pedro Coquenão (Batida), traz-nos a tradição cabo-verdiana até Lisboa, numa remistura da faixa “Nôs Tabanka” de Bandé-Gamboa, que une o digital e tropical num cocktail explosivo idealmente servido nas pistas de dança.


Não é por acaso que o “som de Lisboa” é atualmente uma sonoridade tão apreciada mundialmente e nos leva numa viagem além fronteiras até ao continente Africano sem precisarmos de sair da capital, ou mesmo da nossa sala. Essa sonoridade, tão bem representada por tantos artistas, não deixa de todo Batida de lado, sendo um dos principais produtores a mostrar-nos o que de melhor há nesta mistura de ritmos com a música eletrónica. No dia 9 de dezembro, Batida partilha com o público a remistura de “Nôs Tabanka” da banda Bandé-Gamboa, nesta fusão que tão bem domina.

Bandé-Gamboa traz-nos as pérolas preciosas da cultura musical de Guiné-Bissau e Cabo Verde, na reinterpretação de faixas nunca antes ouvidas. Este projeto é explicitamente dedicado à memória de Amílcar Cabral, a força intelectual e de estratégia por trás da independência dos dois países, cujo sonho era a união eterna de ambos. A banda foi criada por Francisco “Fininho” Sousa, melómano, DJ e produtor executivo com o objetivo de trazer à luz do dia composições musicais que, independentemente do seu potencial, nunca tiveram sucesso ou que nunca foram lançadas. A banda é composta apenas por músicos cabo-verdianos e guineenses, misturando as gerações mais antigas com as mais jovens que nos mostram as suas raízes mais profundas desde o Funaná de Cabo Verde até à visão modernizada dos ritmos tradicionais guineenses do Gumbé. O álbum “Horizonte - Revamping Rare Gems From Guiné-Bissau and Cabo Verde” junta o conhecimento da pesquisa de uma década na música de ambos os países, reinterpretada por músicos mundialmente reconhecidos, recheado de talento e criatividade.

É já este mês que a remistura de Batida da faixa “Nôs Tabanka” da banda Bandé-Gamboa nos desperta mais um pouco da saudade das pistas de dança, num preparado de tropicalidade eletrónica que estará disponível a ser servida nas plataformas habituais a partir do dia 9 de dezembro.

BANDÉ-GAMBOA
Instagram
Bandcamp
Facebook

BATIDA
Instagram
Facebook

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,926,279