"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Bonecos de Santo Aleixo celebram Natal com a BIME 2021 no horizonte

A Bienal Internacional de Marionetas de Évora (BIME) 2021 já tem data marcada. Entre 1 e 6 de junho, os Bonecos de Santo Aleixo vão receber, na cidade de Évora, “duas mãos cheias de companhias oriundas de vários cantos do mundo”.

Foto: Cendrev


Os pequenos e excecionais bonecos do Centro Dramático de Évora (Cendrev) estão de volta para animar a época natalícia. Vão se fazer à estrada, até ao inicio do mês de janeiro, com apresentações em Coimbra, Évora e Arraiolos.

“Não sendo possível ao Cendrev, no atual contexto, retomar a sua atividade regular, foi possível, ainda assim, reunir as condições para a apresentação dos Bonecos de Santo Aleixo neste período das festividades de Natal e Reis”, explica a companhia de teatro, numa nota enviada à Renascença.

A Escola da Noite, no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, foi a primeira paragem dos Bonecos de Santo Aleixo, com espetáculos a 11, 12 e 13 de dezembro.

De regresso a casa, os tradicionais e diminutos “títeres de varão” do Alentejo, apresentam-se, em Évora, no Auditório do Colégio do Espírito Santo - Universidade de Évora, nos dias 15, 16, 17, 18, 19 e 20 de dezembro, de terça a sábado às 18h30 e domingo às 16h00.

A mini-digressão termina no concelho de Arraiolos, entre 6 e 10 de janeiro, com a concretização de três sessões.

Com todas as precauções, garante o Cendrev, e tendo em conta que a época é festiva, o público vai poder ver o “Auto do Nascimento do Menino Jesus” e o “Passo do Barbeiro”, reportório tradicional que, “de há muitos anos a esta parte, animava as noites em muitos lugares do Alentejo”.

A viver um momento delicado no seu percurso, a companhia profissional sublinha que a “preparação deste ciclo de trabalho”, apenas foi possível, graças “ao envolvimento e apoio da Câmara Municipal de Évora, Câmara Municipal de Arraiolos e à colaboração do Centro Dramático de Viana do Castelo, de A Escola da Noite e da Universidade de Évora”.

Em 2021, o Centro Dramático de Évora cumpre quarenta e seis anos de todo um trabalho desenvolvido em torno da criação artística, da formação teatral e da gestão do centenário Teatro Garcia de Resende, espaço que tem recebido centenas de espetáculos de teatro, de música e de dança produzidos por diferentes estruturas artísticas nacionais e estrangeiras.

Responsável pela recuperação deste importante espólio, que são os Bonecos de Santo Aleixo, adquiridos ao mestre António Talhinhas nos anos 80 do século XX, o Cendrev já realizou várias centenas de representações no país e no estrangeiro, organizando, também, a Bienal Internacional de Marionetas de Évora (BIME), cuja primeira edição aconteceu em 1987.

O próximo ano, anuncia o Cendrev, vai trazer mais uma BIME. Entre 1 e 6 de junho de 2021, os Bonecos de Santo Aleixo vão receber, na cidade Património Mundial, “duas mãos cheias de companhias oriundas de vários cantos do mundo”.

A companhia de teatro alentejana lembra, contudo, que o Teatro Garcia de Resende está a ser alvo de obras, sendo necessário “orientar a centralidade” da BIME 2021, para um outro espaço da cidade “que será anunciado em breve”.

O evento vai ser organizado em parceria pelo Cendrev e pela Câmara Municipal de Évora, contando com o financiamento da Direção-Geral das Artes (DGArtes), na sequência de uma candidatura apresentada pela companhia ao programa Festivais.


por Rosário Silva, in Renascença | 12 de dezembro de 2020
Notícia no âmbito da parceira Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,948,469