"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Tomar dá luz verde ao cinema comercial e aos espetáculos no Cine-Teatro

O Cine-Teatro Paraíso, reabriu dia 12, com um concerto de Carolina Deslandes e, dia 20 de Dezembro, o cinema comercial regressa a Tomar naquela que foi durante décadas uma sala icónica para os amantes da sétima arte.


As intervenções no espaço e a programação para os próximos tempos foram apresentados esta manhã pela presidente da Câmara, Anabela Freitas, pela vereadora da Cultura, Filipa Fernandes, e também pela diretora de programação da empresa First Pick, que vai gerir as sessões de cinema, Rita Rio de Sousa.

A principal mensagem que o Município pretende passar é que a cultura em Tomar é segura. Como disse Anabela Freitas, neste momento em que a pandemia tende a afastar as pessoas, é na cultura que reside a capacidade de nos voltar a congregar, e a cultura vista aqui de forma muito plural: o Cine-Teatro Paraíso vai estar dedicado ao cinema comercial aos domingos (três sessões) e às segundas-feiras, mas disponível para as restantes artes de palco no resto da semana; ao mesmo tempo houve intervenções da área das artes plásticas na remodelação do espaço e o próprio foyer tem condições para vir a acolher conversas, histórias ou lançamentos de livros, por exemplo.

As intervenções no edifício e equipamentos, que na sua maioria foram feitas por administração direta do Município, incluíram, entre outras, a criação de acessibilidades para espetadores com mobilidade condicionada; remodelação do bar, foyer, casas de banho e camarins; substituição da iluminação por LED; aquisição de nova cortina corta-fogo e substituição da tela e sistema de projeção (a cargo da empresa First Pick).

O espaço passou a contar também com um novo logótipo, da autoria de Duarte Carolino, e intervenções artísticas em vários espaços da autoria de João Bruno Videira (mesas e candeeiros do foyer), Dawn Mendonça e Bill Rivers - coletivo The Idiot Society (pintura mural do foyer) e Joana Maçarico (ilustrações do bar). Além disso, foi criada uma exposição com espólio do Cine-Teatro, com destaque para a máquina de projeção do século XX que trabalhou pela última vez em 2004, no Cine-Esplanada, coordenada por Andreia Pardal e Patrícia Romão.

Quanto às medidas de segurança no âmbito da Covid-19, a sala terá todas as condições, com a redução da lotação para apenas 201 dos 410 lugares, ocupação dos lugares sentados previamente identificada e efetuada com o mínimo de dois lugares livres entre espetadores que não sejam coabitantes. Foram criados circuitos para a circulação de espetadores, com a colaboração da Delegação de Saúde do Médio Tejo. A desinfeção dos lugares sentados será feita no final de cada sessão com recurso a lâmpadas ultra-violeta que garantem 99,9% de eficácia na eliminação dos vírus); além da existência de produtos e equipamentos de desinfeção e proteção como tapetes, dispensadores de pedal com solução desinfetante, acrílicos para zona de atendimento, etc.

No que se refere à programação, promete ser de qualidade e do agrado dos diversos tipos de público, começando já amanhã às 18 horas com o espetáculo “Christmas Carol” por Carolina Deslandes. Dia 19 há teatro de marionetas com “Arabesco” pelo Red Cloud (21 horas) e dia 20 começa o cinema comercial, com sessões às 11, 16h30 e 19h30, as da tarde com o filme “Listen”, premiado em Veneza, e cuja realizadora, Ana Rocha, estará presente na última sessão.

Em janeiro, além de muitos e bons filmes, haverá António Zambujo em Concerto de Ano Novo, Clã e teatro de revista com Marina Mota. Em fevereiro, teatro com a Comuna, concerto de Luísa Sobral e o “Casal da Treta”. E Jorge Palma já está garantido em maio.

Também o Cineclube de Tomar vai manter as suas sessões regulares, todas as terças-feiras às 19 horas, agora com melhores condições de projeção.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,145,571