"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Wilson Capitão com orquestra para abertura da Casa Varela

Wilson Capitão interpretou uma composição original - "Olhos Aberos" - com a orquestra da Banda Filarmónica Ilhense no evento de abertura da Casa Varela. 


Foi em meados de agosto que Filipe Eusébio, responsável pelo projeto "Casa Varela", abordou Wilson Capitão para o convidar a fazer parte do conjunto de artistas que iria “abrir as portas” da Casa. Situado no centro da cidade de Pombal, este edifício icónico e centenário,  surge como um novo espaço para acolher e promover artistas e as suas criações.

“Mil Janelas” é o nome da iniciativa, onde juntamente com a Banda Filarmónica Ilhense e alguns convidados, o compositor fez soar a sua música. Para além dos sopros e da percussão, podemos ouvir ainda o piano interpretado por Evandro Capitão, irmão do compositor e músico profissional.

Para dar um brilho diferente à sua obra, Wilson decidiu incluir uma nova paixão, o violoncelo, que agilmente começou a fazer parte do seu vasto leque de instrumentos, no início do confinamento.

A voz e o sintetizador ficaram a cargo do jovem compositor. “Tenho estado à procura de uma fórmula há algum tempo que junte orquestra e electrónica. Um orquestrador está sempre à procura de novas texturas dentro de uma orquestra e o sintetizador traz uma diversidade muito maior.” - refere Wilson.

Intitulado de “Olhos Abertos”, o tema conta com a adaptação do poema “Contemplação” de Antero de Quental. Segundo Wilson Capitão, as razões pelas quais escolheu este poema são várias: “Eu acho que não tenho muito jeito para escrever letras… Gostava que alguém o fizesse para mim, mas infelizmente não consigo suportar esses custos. Assim, procurei um artista português que já tivesse a sua obra em domínio público. Foi desta forma que encontrei o poema “Contemplação” de Antero de Quental. Passei desde logo a adorar,  sendo que a métrica era muito interessante e encaixou-se perfeitamente no tema”.

O nome da obra advém da frase mais cantada na música - “Sonho de Olhos Abertos, caminhando” - sendo esta a frase que mais marcou o compositor por se identificar muito com ela. “Eu sonho bastante de olhos abertos. E na verdade, penso que toda a gente. Quem não tem sonhos?”.

A captação e edição de vídeo foram obra de Fábio Silva, enquanto que a captação, mistura e masterização de som ficaram a  cargo de Guilherme Salvador, amigos de Wilson.

Apesar de todas as restrições e dificuldades vividas até ao momento, especialmente na área cultural, o compositor não pára. Tem aproveitado toda esta época para criar novas composições originais que sairão brevemente. “Tenho estado a compor o meu próximo trabalho, desde 2019, consoante o tempo que tenho. Não sou músico profissional e preciso sempre de uma boa gestão do tempo” refere o compositor.

Ao longo de  2021, Wilson Capitão pretende lançar pelo menos 3 músicas. Sendo que a primeira música, está previsto sair até ao final do primeiro trimestre, acompanhada de um videoclipe.

Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,897,537