"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A primeira revista portuguesa exclusivamente dedicada aos ensaios autobiográficos em formato longo

Mamute é uma revista trimestral de ensaios criativos e autobiográficos em formato longo, que quer contar histórias pessoais que tenham eco colectivo.


Idealizada e editada por Gonçalo Mira,  crítico literário do Público e autor do podcast Conduzir à Noite, a 
Mamute pretende “através das experiências individuais dos autores, falar de temas socialmente relevantes, partindo do particular para falar do global. Dito de outra forma, queremos contar histórias que também informem, que inquietem, que ajudem a pensar o mundo em que vivemos.”

Em formato de livro de bolso e com design distintivo, o primeiro número da Mamute conta com as vozes de Nuno Catarino (a experiência de usar bicicleta como principal meio de transporte em Lisboa), Cláudia Lucas Chéu (a descoberta da sexualidade na adolescência), Seara (ocupação solidária e despejo em plena pandemia), João Pedro Azul (um pai engolido pela demência) e João Sousa Cardoso (uma viagem ao longo do rio Mississippi).

Mamute já pode ser comprada online, em revistamamute.pt, e a partir de janeiro nas melhores livrarias independentes do país e nas lojas Fnac e Almedina.

Para assinar a revista, submeter textos ou obter mais informações sobre a Mamute, visite a página https://revistamamute.pt
Agenda
Cinema e Vídeo

TRON: ARES

Cinema-Teatro Joaquim d'Almeida 26 Nov 2025  |  15h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "TAKE"

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo de dança contemporânea "TAKE", de São Castro e António M Cabrita para a Companhia Instável.

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NA LINHA DA FRENTE"

Em parceria com a com a Alambique Filmes, oferecemos convites duplos para a antestreia do filme realizado por Petra Volpe - uma obra poderosa, profundamente humana e necessária, que presta uma vibrante homenagem aos enfermeiros e ao papel essencial que desempenham na nossa sociedade.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
116,122,741