"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Programação cultural da Presidência da União Europeia começa em Lisboa com Amália

Além do concerto inaugural, com fado e orquestra, a capital portuguesa irá também acolher a exposição Europa, Oxalá. Ao longo de 2021, grande parte da programação vai ter lugar em Bruxelas.

O concerto inaugural vai associar à Presidência o centenário de Amália DR


A programação cultural da Presidência Portuguesa da União Europeia (PPUE), inicia-se em Lisboa, com um concerto inaugural que junta fado e orquestra, no âmbito do centenário de Amália Rodrigues, mas irá decorrer sobretudo em Bruxelas.

A programação, que inclui cerca de 75 ações em 44 países de todo o mundo, foi apresentada ontem no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, numa cerimónia que contou com a presença da ministra da Cultura, Graça Fonseca, e da secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias.

Além do concerto inaugural, com curadoria do Organismo de Produção Artística (Opart, que gere o Teatro Nacional de S. Carlos, a Companhia Nacional de Bailado e a Orquestra Sinfónica Portuguesa) e do Museu do Fado, e que terá transmissão na RTP, Lisboa irá também acolher a exposição Europa, Oxalá, realizada no âmbito do projeto Memoirs - Filhos do Império e Pós-Memórias Europeias, financiado pelo Conselho Europeu de Investigação. Além da Fundação Calouste Gulbenkian, também o Africa Museum, em Bruxelas, e o Museu das Civilizações Europeias e Mediterrânicas (Mucem), em Marselha, França, irão acolher a mostra.

Ao longo de 2021, estarão patentes em Bruxelas duas exposições, uma dedicada às Artes Visuais e outra à Arte Contemporânea, e duas instalações artísticas, de artistas portugueses. Tudo o que eu quero - Artistas portuguesas de 1900-2020, com curadoria de Helena Freitas e Bruno Marchand, irá mostrar o trabalho de 41 artistas entre 26 de fevereiro e 23 de maio no Bozar, centro de artes na capital belga.olume

A mostra, que junta obras de artistas como Maria Helena Vieira da Silva, Lourdes Castro, Paula Rego, Ana Vieira, Maria Lamas, Graça Morais, Salette Tavares, Helena Almeida, Joana Vasconcelos, Maria José Oliveira e Leonor Antunes, entre várias outras, poderá ser visitada à distância, através da aplicação online Google Arts.

A seleção será feita a partir de coleções públicas, mas também de coleções particulares e de acervos das artistas, compreendendo obras em suportes distintos como a pintura, a escultura, o desenho, o objeto, o livro, a instalação, o filme, o vídeo e o áudio.

No Parlamento Europeu estarão expostas obras da Coleção de Arte Contemporânea do Estado e da coleção de arte contemporânea do Parlamento Europeu, no âmbito da mostra A Liberdade e a Europa: uma construção de todos, com curadoria de David Santos.

O edifício Justus Lipsus acolherá a instalação de arte contemporânea e urbana Commotion, com curadoria de Alexandre Farto (Vhils), e que conta com a participação de 20 artistas. Ainda no campo da arte urbana e contemporânea, o Edifício Europa irá acolher a obra Caravela Portuguesa, de Bordalo II, que cria figuras com recurso a lixo e desperdícios.

Bruxelas será ainda palco da apresentação do espetáculo By Heart, criado e interpretado pelo diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, Tiago Rodrigues, e que se estreou em 2013, em Lisboa. Desde então, By Heart foi apresentado cerca de 250 vezes em 20 países, em todo o mundo. Neste espetáculo, Tiago Rodrigues acompanha o processo de memórias e associações que se estabelecem, enquanto ajuda 10 pessoas a decorar ("by heart") um soneto de Shakespeare.

A Cinemateca Royale, também em Bruxelas, irá acolher um ciclo, com 20 sessões, dedicado a cineastas portugueses emergentes, organizado em parceria com a Cinemateca Portuguesa.

A programação cultural da PPUE inclui também, entre outros, concertos do maestro Rui Massena, em Roma, em Janeiro, e da dupla Lina e Raül Refree, em Barcelona, em maio, e a exposição Mundos da Lusofonia - Duo Borderlovers, que será inaugurada no Luxemburgo, em maio.

A Temporada Cruzada França-Portugal, que deveria ter lugar em simultâneo nos dois países de julho de 2021 a fevereiro de 2022, ligando o final da presidência portuguesa à presidência francesa da União Europeia, e que contaria com uma programação comum pluridisciplinar, não só cultural mas de intercâmbio também nas áreas da investigação científica, turismo e educação, foi adiada para 2022.

A Presidência Portuguesa da União Europeia começa no dia 1 de janeiro.


por Lusa e Público | 15 de dezembro de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,968,336