"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Seja Como For", de Catarina Romano selecionado para Clermont-Ferrand

A curta-metragem realizada por Catarina Romano foi selecionada para a Competição Internacional da 43ª edição do Festival Internacional da Curta-Metragem de Clermont-Ferrand, que decorrerá de 29 de janeiro a 6 de fevereiro de 2021, em França. 


Esta será a primeira exibição internacional de “Seja Como For"  que teve estreia em outubro último na 28.ª edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema.

"Seja Como For" trata de uma mulher desempregada, que está fechada em casa há muito tempo, aparentemente enclausurada do lado de fora das possibilidades do seu tempo histórico. Ela vive ciclos de precariedade cada vez mais próximos, e que a encapsulam como a ondulação causada pela queda de uma pedra num lago, mas em sentido inverso: ondas que vêm ter com ela, repetindo-se, fechando-a.

Esta obra, produzida pelo AIM - Estúdios de Animação e distribuída pela Agência da Curta Metragem, é a segunda curta-metragem da realizadora que se estreou em 2016 com "A Casa Ou Máquina de Habitar".

Clermont-Ferrand é um dos mais importantes festivais da Europa, dedicado à curta-metragem. No que respeita à presença de profissionais da área, é o segundo maior festival da França, precedido apenas pelo Festival de Cannes. Na edição passada, foram registadas mais de 172,500 entradas de filmes e 3600 profissionais da área participaram no festival.

Segundo a organização do evento, foram submetidas quase 7000 curtas-metragens e selecionadas apenas 77. "Seja Como For" é o único filme português na Competição Internacional.

Biografia
Catarina Romano estudou Cinema de Animação tradicional e de volumes no Centro de Imagem e Técnicas Narrativas da Fundação Calouste Gulbenkian, sob a orientação de Zepe e de Nuno Beato. Participou no Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística, no Curso de Realização de Cinema de Animação 3D dirigido pela escola SUPINFOCOM – tendo sido posteriormente seleccionada para continuar os estudos em Valenciennes, onde participou numa curta-metragem em 3D. Profissionalmente, colaborou como animadora em diversas curtas-metragens de autor e séries de animação. Realizou as curta-metragens de animação "A casa ou a máquina de habitar" e "Seja como for", ambas apoiadas pelo ICA.
Atualmente realiza a sua terceira curta-metragem.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,170,657