"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Ana Luísa Amaral vence Prémio Literário Vergílio Ferreira 2021

Instituído pela Universidade de Évora em 1997, para homenagear o escritor que lhe dá o nome, o prémio destina-se a galardoar anualmente o conjunto da obra literária de um autor de língua portuguesa relevante no âmbito da narrativa e/ou ensaio.


O júri decidiu por unanimidade atribuir o galardão a 
Ana Luísa Amaral, «uma das mais relevantes poetisas da atualidade» que, na sua obra traduzida para diversas línguas, aborda «a memória e a vindicação do feminismo português». «Desdobra-se em áreas tão diversas como a teoria e a prática literárias, reunindo ainda, pelo diálogo que estabelece com a tradição clássica e contemporânea, um conjunto de qualidades que apresentam o melhor dos processos de identificação da nova sociedade portuguesa», sublinhou igualmente o júri.

António Sáez Delgado, professor da Universidade de Évora (UÉ), presidiu o júri constituído pelos docentes Ana Paula Arnaut (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), Pedro Serra (Faculdade de Filologia da Universidade de Salamanca) e Cláudia Teixeira (UÉ), e pela crítica literária Anabela Mota Ribeiro.

Ana Luísa Amaral ensinou na Faculdade de Letras do Porto e tem um doutoramento sobre Emily Dickinson. É autora de mais de duas dezenas de livros de poesia e livros infantis, e traduziu diversos autores para a nossa língua, como John Updike ou Emily Dickinson. A sua obra encontra-se traduzida e publicada em vários países, tendo obtido diversos prémios, de que destacamos o Prémio Literário Correntes d'Escritas, o Premio Letterario Poesia Giuseppe Acerbi ou o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores. Em outubro de 2020, foi galardoada com o prémio literário espanhol Leteo. Escuro (2014), E Todavia (2018), What’s in a Name (2018, recém-eleito Livro do Ano pelos Livreiros de Madrid) e Ágora (2020) são os seus títulos publicados pela Assírio & Alvim.

Tal como nas edições anteriores, a cerimónia de entrega do galardão está agendada para 1 de março, data em que se assinala o aniversário da morte do escritor Vergílio Ferreira (1916-1996), patrono do prémio.
Agenda
Exposições

Summer crush

Espaço Exibicionista 19 Abr a 18 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,880,842