"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Dom Quixote publica primeiro livro de John Le Carré

A Dom Quixote tem o prazer de anunciar a publicação de Chamada para o Morto, o primeiro livro de John le Carré, que chega às livrarias em março de 2021. 


Publicado pela primeira vez em 1961, esta edição tem a particularidade de incluir uma nova introdução do autor, escrita já em 2020, pouco antes do desaparecimento de le Carré, propositadamente para assinalar a passagem dos 60 anos deste livro. Traduzido, uma vez mais, por José Teixeira de Aguilar, é através das páginas de Chamada para o Morto que John le Carré apresenta e dá a conhecer ao leitor esse inquietante e inesquecível personagem, George Smiley, sem dúvida alguma um dos mais carismáticos da história da literatura inglesa e que viria, depois, a ser protagonista de várias outras famosas narrativas do escritor britânico.

Tal como acontece com grande parte da obra de John le Carré, também Chamada para o Morto foi adaptado ao cinema, com o título The Deadly Affair (1996), realizado por Sidney Lumet e com as interpretações, entre outras, de James MasonMaximilian SchellSimone Signoret e Harriet Andersson.

Em Chamada para o Morto, o funcionário público Samuel Fennan é vítima de um aparente suicídio. Quando Smiley percebe que Maston, o chefe do Circus, está a tentar culpabilizá-lo por essa morte, desencadeia uma investigação por sua conta, procurando a viúva de Fennan a fim de averiguar o que o teria levado a semelhante acto desesperado. Nesse mesmo dia em que Smiley é afastado da investigação, recebe uma carta urgente do falecido. Será que os alemães de Leste — e os seus agentes — sabem mais sobre a morte daquele homem do que o Circus anteriormente imaginava?

John le Carré, que faleceu no passado dia 13 de Dezembro, nasceu em 1931. Completados os estudos nas universidades de Berna e Oxford, foi professor em Eton antes de trabalhar nos serviços de informações britânicos durante a Guerra Fria. Em 1960 foi transferido para o MI6, o serviço de informações estrangeiras, tendo operado sob a capa de “segundo secretário” na embaixada britânica em Bona.

Foi durante esse período que descobriu a paixão pela escrita, publicando Chamada para o Morto em 1961 e Um Assassínio de Qualidade em 1962, antes de escrever aquele que é considerado um dos grandes romances do século XX, O Espião que Saiu do Frio. Com este romance a sua carreira estava lançada, e em 1964 abandonou o serviço para se dedicar inteiramente à escrita.

Em 1979A Toupeira foi adaptado pela BBC TV como série de sete episódios, com Alec Guinness como protagonista. A BBC adaptou posteriormente A Gente de Smiley para televisão, em 1982, também com Alec Guinness no papel de George Smiley.

Vários romances de le Carré foram adaptados ao cinema, entre os quais, A Casa da RússiaO Alfaiate do Panamá, O Fiel Jardineiro, Um Homem Muito Procurado e A Toupeira.

No dia da sua morte, a sua agência literária classificou-o como “um gigante incontestável da literatura britânica”. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,936,712