"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Descoberto restaurante “fast food” com 2 mil anos em Pompeia

Uma equipa de arqueólogos descobriu restaurante de comida rápida, com cerca de dois mil anos, na cidade de Pompeia, em Itália, que ficou soterrada por uma erupção vulcânica do monte Vesúvio, no ano 79 d.C.

Fotos: Parque Arqueológico de Pompeia

 

Durante as escavações foi encontrado um termopólio, loja de rua onde os romanos podiam comprar refeições e bebidas quentes.

O achado extraordinário encontra-se em bom estado de conservação. As imagens divulgadas mostram os balcões da loja decoradas com frescos que resistiram à passagem do tempo.

Esta pinturas retratam alguns dos animais utilizados nas refeições que eram vendidas no termopólio aos habitantes de Pompeia, como galinhas ou patos.

Vestígios de alimentos com cerca de dois mil anos foram encontrados em vasos de terracota, que conservavam a comida quente.

Entre os achados arqueológicos está ainda uma taça de bronze, conhecida como patera, potes de cerâmica para cozinhar guisados e sopas, frascos de vinho e ânforas.

“É uma descoberta extraordinária. É a primeira vez que estamos a desenterrar um termopólio completo”, disse à agência Reuters Massimo Ossana, diretor do parque arqueológico de Pompeia.

O restaurante de comida rápida romano poderá ser visitado pelo público a partir da Páscoa de 2021.

 


in Renascença | 27 de dezembro de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença


 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,859,360