"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Gerês: um retrato "do coração, da memória e da alma" de Pitões das Júnias

Quando o olhar da fotógrafa e artista plástica Renata Siqueira Bueno pousou sobre as paisagens de Pitões das Júnias, em Montalegre, nasceu um novo amor.

© Renata Siqueira Bueno © Renata Siqueira Bueno © Renata Siqueira Bueno © Renata Siqueira Bueno © Renata Siqueira Bueno © Renata Siqueira Bueno © Renata Siqueira Bueno © Renata Siqueira Bueno


E desse romance nasceu Long Time No See, a série fotográfica que retrata "o coração, a memória e a alma" daquela região – que se encontra em exposição até 16 de janeiro, na Galeria Adorna, na Rua do Rosário, no Porto, ao abrigo do MIP, o Mês da Imagem do Porto.

"Chegar a Pitões das Júnias, no Gerês, quase Galiza, é entrar noutro mundo", pode ler-se na página de Facebook da galeria de arte fotográfica portuense. "Um mundo em que a história de milhões de anos escrita na rocha pela água e pelo vento ecoa nas histórias com séculos das populações sempre rarefeitas que erraram por ali: pastores, contrabandistas, gente afeita à transumância e a chamar cada pedra pelo nome."

Ao fotografar as paisagens, a artista brasileira sediada em Lisboa procurou os vestígios do tempo nas rochas, na terra, nos bichos. Cruzou, nos seus enquadramentos, o orgânico com o inorgânico, o temporal com o intemporal, o humano com o animal para revelar algo que é imaterial, intraduzível, indizível: a alma de um lugar. Em suma, um "poema que namora o invisível, a imensidão".


por Ana Marques Maia in Público | 3 de janeiro de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,898,922