"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Restauro do retábulo de Nossa Senhora dos Remédios

Encontram-se em curso os trabalhos de conservação e restauro do retábulo de Nossa Senhora dos Remédios, da Concatedral de Miranda do Douro.


Trata-se de uma estrutura retabular maneirista, fruto de uma encomenda do Cabido da Sé ao escultor e pintor mirandês Manuel Marcos, no ano de 1650. Terá sido ele o autor das pinturas das suas edículas laterais, alusivas à vida da Virgem. Já a execução da talha da tribuna central foi entregue, em 1681, ao escultor Francisco Lopes Matos, de Viseu.

O conjunto encontra-se em mau estado de conservação, apresentando, genericamente, lacunas e perdas provocadas pelo ataque de insetos xilófagos, elementos de talha em destacamento e em falta, resultante da degradação das cavilhas metálicas, extensas áreas de madeira mais recente, sem revestimento dourado ou policromado, decorrentes de restauros anteriores, e uma considerável acumulação de sujidade.

Os trabalhos em curso visam a preservação do conjunto, preconizando-se uma intervenção de conservação e restauro que envolve a sua desmontagem para adequado tratamento em oficina.

A intervenção de conservação e restauro do retábulo de Nossa Senhora dos Remédios, da Concatedral de Miranda do Douro, foi adjudicada, pela Direção Regional de Cultura do Norte, à empresa Alexandre Maniés – Conservação e Restauro, unipessoal Lda., pelo valor de 38.275,00€ (40.571,50€ com IVA), e com um prazo de execução de 150 dias.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,113,722