"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Loulé: Cineteatro com programação de referência em 2021

Ano novo, vida nova e também no Cineteatro Louletano em 2021 a programação trará um vasto leque de estreias com foco na qualidade, inovação e pedagogia cultural.


No ano que se avizinha, e em que se comemoram os 10 anos da reinauguração do Cineteatro após as obras de restauro, a programação volta a ter o melhor do teatro nacional com propostas inéditas a sul, tais como a peça “A margem do tempo”, naquela que será a despedida de palco da atriz Eunice Muñoz, “Festa de 15 anos” de Mickael de Oliveira com Albano Jerónimo, “Perfil Perdido” de Marco Martins com Beatriz Batarda e Romeu Runa e “Cenas da vida conjugal”, de Rita Calçada Bastos com Ivo Canelas.

No âmbito da colaboração com a ACTA – Companhia de Teatro do Algarve, o Cineteatro acolherá em 2021 “A noite de Molly Bloom” e “Um gajo nunca mais é a mesma coisa”.

Já no ciclo “Implikação”, iniciado em 2019, continuamos com a programação implicada e de escuta sobre a nossa sociedade: “Engolir Sapos”, da Amarelo Silvestre, sobre o tema da inclusão social e das minorias, nomeadamente da comunidade de etnia cigana, “Fake”, de Inês Barahona & Miguel Fragata, sobre o tema da verdade/mentira e das fake news, “Diário de uma República – I”, da Amarelo Silvestre, sobre a justiça, “Catarina ou a beleza de matar fascistas”, de Tiago Rodrigues, sobre o poder, “Do bosque para o mundo”, de Inês Barahona & Miguel Fragata, sobre a temática dos refugiados, “Romeu e Romeu” de João de Brito, “Cordyceps”, de João Pedro Leal, Eduardo Molina e Marco Mendonça, sobre a democracia e “Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa”, de Sara Barros Leitão, sobre o tema da emancipação do feminino, ela que ganhou em dezembro de 2020 o Prémio Revelação Ageas Teatro D. Maria II.

Por outro lado, incidindo sobre projetos de maior experimentação e inovação estética, a programação do CTL terá vários espetáculos que cruzam teatro e performance conferindo ainda uma maior contemporaneidade à programação, tais como “Antes”, de Pedro Penim, do Teatro Praga e “Triste English in Spanish”, de Sónia Baptista.

A reposição de uma encomenda do CTL que toca a alma de todos os louletanos - a peça de teatro “Soberana”, em torno das celebrações religiosas da Mãe Soberana - subirá ao palco pelo Teatro do Eléctrico com encenação de Ricardo Neves-Neves, agora com quatro apresentações depois do sucesso em 2019.

2021 continuará o trabalho na área da Dança, a começar pelo Fórum de Dança Inclusiva pelo Grupo Dançando com a Diferença que introduz um novo vetor estratégico a nível da programação regular do Cineteatro, centrado na dimensão inclusiva da Dança.

Congregando não só as instituições do concelho de Loulé e da região que trabalham com pessoas com deficiência (motora, intelectual) como a restante comunidade ao nível das escolas e dos projetos sociais da autarquia desenvolvidos com a população sénior. Também merecem destaque a estreia a sul da nova criação da Companhia Paulo Ribeiro, em que o CTL é co-produtor; a nova criação do coreógrafo David Marques, “Mistério da Cultura”, que aborda o mundo da arte e os meandros da burocracia cultural; uma peça da reconhecida dupla São Castro e António M Cabrita; “Last”, que opera uma releitura da obra de Beethoven para o mundo da dança contemporânea, com a atuação ao vivo do prestigiado Quarteto de Cordas de Matosinhos; quatro criações da IN TRANZ YT Cia.Jovem, de Cristina Pereira e Vasco Macide, trazendo a Loulé vários talentos promissores da cena nacional e internacional, em estreia a sul e o espetáculo “O lugar do canto está vazio”, da prestigiada dupla Sofia Dias e Vítor Roriz em parceria com a Companhia Maior, numa co-produção do CTL.

Em 2021, a música continua com um lugar especial na programação. No dia da cidade de Loulé, Mário Laginha e o seu trio, compositor e pianista, assinalando também os 10 anos da reinauguração do Cineteatro Louletano (2011-2021), em fevereiro, mas também Teresa Salgueiro (ex-Madredeus), Cuca Roseta, estreia a sul do novo disco sobre Amália, Capicua, e o contrabaixista Carlos Bica com uma encomenda, “Playing with Beethoven” em que junta Daniel Erdmann, DJ Illvibe e João Paulo Esteves da Silva para uma gravação de um disco ao vivo. Mas a música não pára aí. Tiago Bettencourt vem a Loulé apresentar o novo disco, Márcia, Cati Freitas, e Mila Ferreira, todos eles vão contribuir para um ano em cheio no palco de uma casa que conta já com 90 anos de existência e que se tem afirmado como um equipamento de excelência no Algarve e a nível nacional. Honrando esse espírito, acolhemos o prestigiado Prémio Jovens Músicos Antena 2/RTP, damos ar ao Festival Internacional de Trompete, acolhemos Amélia Muge & Filipe Raposo, o recital sobre Strauss do pianista Nuno Vieira de Almeida com o ator Albano Jerónimo e o Festival de Música Al-Mutamid. E abrimos de novo as portas aos projetos “made in Algarve”, tais como Paulinho Lêmos, Osmose, Carolina Fonson, estes dois no ciclo ilustres desconhecidos, Zé Francisco & Vitorino, e Nelson Conceição (Garvefole) ou ainda a Gala dos Fadistas Louletanos e a estreia nacional do CAL Jazz Colective composto por alguns dos músicos mais virtuosos da nova geração sediados a sul.

Para além do Teatro, da Música e da Inclusão pela Dança/Movimento, um outro vetor estratégico da programação do Cineteatro consiste nos cruzamentos interdisciplinares. 2021 traz consigo a 6.ª edição do Som Riscado – Festival de Música e Imagem de Loulé, com diversos concertos, debates, instalações interativas e formações de referência a sul do país. Mas também o Festival Verão Azul, organizado pela Associação CasaBranca e o Fome – Festival de Objectos e Marionetas & Outros Comeres produzido pela ACTA numa lógica em rede e o Central Artes – Programação cultural em rede, numa aposta dos vários municípios do Algarve Central.

Quem conhece o Cineteatro Louletano sabe que, desde 2014, se tem apostado num forte envolvimento com as associações locais incluindo também a comunidade escolar. Assim, as seguintes criações, quase todas em absoluta estreia a sul do país e a maioria delas co-produzida pelo Cineteatro, englobam essa preocupação e terão interação com esses agentes específicos: “Engolir Sapos”, “Romeu e Romeu” de João de Brito, “O Céu por cima de cá” da Companhia de Música Teatral, “Fake”, “Assim devera eu ser” de Catarina Moura, Celina da Piedade e Sara Vidal, sobre a vida e obra de Amália, “Diário de uma República – I”, “Do bosque para o mundo”, “Aldebarã” de Marco Paiva e uma nova ópera infanto-juvenil de Ricardo Neves-Neves com Martim Sousa Tavares.

Isto sem esquecer os três concertos “Promenade” que a Orquestra Clássica do Sul vai realizar, num ambiente de informalismo e proximidade destinado às famílias, sensibilizando os mais novos para a riqueza da música erudita.

O cinema também continuará a projetar-se na sala do CTL. A Monstrare – Mostra Internacional de Cinema Social, agora na sétima edição, irá trazer o melhor do cinema que trata e pensa as questões da atualidade no mundo, com alguns dos melhores realizadores e talentos ao nível do filme e documentário. Também a Mostra de Cinema da América Latina que vai já para a sua 11ª edição, ou ainda a clássica Festa do Cinema Italiano, que coloca Loulé no roteiro nacional que engloba várias cidades terão lugar no grande ecrã.

Recorde-se que apesar do contexto adverso, devido à pandemia COVID-19, o Cineteatro Louletano conseguiu manter os seus padrões elevados em 2020, missão que perseguirá em 2021. A estrutura que tem sido, entre outras, uma aposta estratégica importante por parte do município, tem privilegiado não só a Cultura e os agentes culturais mas também demonstrado que é possível exercer o seu papel de serviço público e de formação de públicos numa lógica de responsabilidade cultural, implementando todas as medidas de higiene e segurança necessárias.

O Cineteatro é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas da Câmara Municipal de Loulé, integrado na Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e na Rede 5 Sentidos.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,895,617