"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

As cicatrizes que se acumulam no Homem

Considerado o mais importante livro de Cesare Pavese, A Lua e as Fogueiras é o novo título da coleção Dois Mundos. Uma história feita de eclipses e incêndios interiores que não era publicada há quase vinte anos.


Cesare Pavese, 
um dos mais importantes autores italianos do século xx, reflete na sua obra o impacto dos anos de fascismo e da II Guerra Mundial no seu país. Precisamente é disso exemplo A Lua e as Fogueiras, título há largos anos indisponível no mercado nacional, uma lacuna que a Livros do Brasil colmata nesta ocasião, apresentando uma nova tradução assinada por José Lima.

Publicado em 1950, apenas quatro meses antes do suicídio de Pavese, este relato na primeira pessoa é marcado por coincidências biográficas entre o protagonista e o próprio autor. Nele, um homem está de volta à sua terra natal para encontrar tudo diferente. Mas será que essa transformação provocada pela passagem do tempo é exclusivamente exterior, refletida apenas no cenário social ao seu redor, ou terá sido ele quem mais mudou?

SOBRE O LIVRO
A Lua e as Fogueiras
Depois de vinte anos emigrado na América, um homem regressa à Itália da sua juventude. Percorre os caminhos da aldeia onde viveu ainda rapaz, atravessa os campos e descobre que à sua volta tudo mudou. Tudo menos a paisagem e Nuto, um velho amigo com quem gosta de falar do passado. Ao seu espírito acorrem as imagens de outros tempos, os primeiros amores, as primeiras experiências de vida, mas entretanto outros acontecimentos intervêm, já não recordações, mas a cega loucura do presente, outros fogos que não são já as fogueiras que os camponeses acendiam, mas incêndios provocados pela raiva ou pelo desespero. Romance que precede em poucos meses o suicídio do autor, em 1950, A Lua e as Fogueiras é uma história sobre a passagem do tempo, as cicatrizes que se acumulam no homem e, em contraponto, a impassibilidade da Natureza. Um texto que revela em pleno os talentos de Cesare Pavese.

Ver primeiras páginas

Título: A Lua e as Fogueiras
Autor: Cesare Pavese
Tradução: José Lima
N.º de Páginas: 160
PVP: 15,50€
Coleção: Dois Mundos

SOBRE O AUTOR
Cesare Pavese

Nasceu em 1908, na pequena vila italiana de Santo Stefano Belbo. Em 1927 inscreve-se na Faculdade de Letras da Universidade de Turim e inicia pouco depois o seu trabalho de escrita e de tradução de alguns dos mais relevantes autores de língua inglesa do século xx, entre os quais John Steinbeck, William Faulkner e James Joyce. O seu primeiro livro de poesia, Trabalhar Cansa, é revelado em 1936. Combatente antifascista, foi preso e condenado ao degredo, aderindo, depois da guerra, ao Partido Comunista. Em 1947 publica Diálogos com Leucò (editado em Portugal pela Assírio & Alvim) e em 1949 O Belo Verão, livro que veria distinguido em 1950 com o Prémio Strega. Nesse mesmo ano, e pouco após o lançamento daquele que é considerado o seu romance mais bem-conseguido, A Lua e as Fogueiras, Pavese suicida-se, num quarto de hotel em Turim.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,225,836