"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Teolinda Gersão celebra 40 anos de vida literária com novo livro

Autora galardoada com vários prémios volta a mostrar o seu virtuosismo na arte da novela em O regresso de Júlia Mann a Paraty. Em simultâneo, é publicada a 7.ª edição da coletânea de contos A mulher que prendeu a chuva e outras histórias.


Dando início à celebração dos 40 anos de vida literária de 
Teolinda Gersão, a Porto Editora publica O regresso de Júlia Mann a Paraty, o novo livro da autora, composto por três novelas que se entrecruzam, de modo surpreendente. Através de um conhecimento profundo da vida e da obra de personagens históricas, e respeitando a veracidade dos factos, a autora desvenda o mundo interior de todas elas, vívida e credivelmente ficcionado, numa narrativa fascinante que agarra o leitor da primeira à última página. Eis o resultado ficcional de leituras infindáveis de autores e temas que a autora investigou durante muitos anos. Nestas novelas, absorvemos pontos de vista distintos: o de Freud pensando em Thomas Mann, o de Thomas Mann pensando em Freud, e o de Júlia Mann regressando a Paraty – aonde, na verdade, nunca regressou.

Em sincronia, é reeditado A mulher que prendeu a chuva e outras histórias, conjunto de 14 contos que partem da vida quotidiana mas que se abrem, insensivelmente, a outros mundos – oníricos, fantásticos, terríveis ou absurdos –, que nem por isso deixam de nos pertencer e de ser o lugar onde habitamos. Um livro já na sua 7.ª edição e que (também ele) nos prende, sendo recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.

9 de fevereiro, às 21:30, decorre o lançamento online da obra, no Facebook YouTube da Porto Editora, num live streaming protagonizado pela autora, tendo a psicanalista Deolinda Santos Costa como convidada e o editor Vasco David como anfitrião.

SOBRE OS LIVROS
O Regresso de Júlia Mann a Paraty Título: O Regresso de Júlia Mann a Paraty
Autora: Teolinda Gersão
Páginas: 144
PVP: 15,50€
Ver primeiras páginas
A mulher que prendeu a chuva e outras histórias Título: A mulher que prendeu a chuva e outras histórias
Autora: Teolinda Gersão
Páginas: 132
PVP: 13,30€
Ver primeiras páginas

SOBRE A AUTORA
Teolinda Gersão

Estudou nas universidades de Coimbra, Tübingen e Berlim, foi leitora de português na Universidade Técnica de Berlim e professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa, onde ensinou Literatura Alemã e Literatura Comparada. A partir de 1995 passou a dedicar-se exclusivamente à escrita literária. Viveu três anos na Alemanha, dois anos em São Paulo, Brasil, e conheceu Moçambique, onde se passa o romance A árvore das palavras (1997). Foi escritora-residente na Universidade de Berkeley em 2004. É autora de vários livros de ficção, traduzidos em 11 línguas.
Foram-lhe atribuídos os seguintes prémios: por duas vezes o Prémio de Ficção do PEN Clube (O silêncio, 1981, e O Cavalo de Sol, 1989), o Grande Prémio de Romance e Novela da APE (A casa da cabeça de cavalo, 1995), o Prémio Fernando Namora (Os Teclados, 1999), o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco (Histórias de ver e andar, 2002), o Prémio Máxima de Literatura (A mulher que prendeu a chuva e outras histórias, 2008), o Prémio da Fundação Inês de Castro (2008), o Prémio Ciranda e o Prémio da Fundação António Quadros (A Cidade de Ulisses, 2011), o Prémio Fernando Namora (Passagens, 2014) e o Prémio Literário Vergílio Ferreira 2017 pelo conjunto da sua obra. Alguns dos seus livros foram adaptados ao teatro e encenados em Portugal, na Alemanha e na Roménia.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,874,907