"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Cineasta português João Viana apresenta retrospetiva em Paris

No total são quatro curtas, duas longas e uma instalação inédita de sete projeções. Obras serão exibidas no Auditório e Studio 5 da Cité Internationale des Arts.


O cineasta português João Viana apresenta em Paris, no próximo dia 1 de fevereiro, a sua obra cinematográfica integral, numa retrospetiva comissariada pela Cité International des Arts, onde o realizador está atualmente em residência artística. A mostra terá lugar no Auditório e no Studio 5 da Cité des Arts e serão apresentadas por Jean-Michel Frodon, jornalista e crítico de cinema francês, Sabine Lancelin, diretora de Imagem na La Fémis (Escola Superior de Imagem e Som), e João Pinharanda, conselheiro cultural da Embaixada de Portugal em França.

Serão apresentadas as curtas-metragens “A Piscina” (2004), “Alfama” (2009), “Tabatô” (2013) e “Madness” (2018), bem como as longas-metragens “A Batalha de Tabatô” (2013) e “Our Madness” (2018). Paralelamente, será apresentada uma instalação inédita do autor denominada “Si Noir Si Bleu”, composta por dois pianos e sete projeções simultâneas. A nova instalação aborda o tema da COVID-19 em África e teve o patrocínio da La Fémis, da delegação em Paris da Fundação Calouste Gulbenkian e da Embaixada de Portugal em França.

A Cité International des Arts foi fundada em Paris em 1965 e está localizada em dois locais: Montmartre e Marais. Seleciona por ano artistas de todo o mundo em programas de residência de forma a encorajar o diálogo cultural e a permitir o encontro entre os artistas e o seu público. No site da Cité des Arts pode ler-se: “João Viana é um cineasta luso-angolano cujos filmes foram premiados ou selecionados para os festivais de Veneza, Berlim ou Cannes. João Viana é conhecido por fazer uma curta e uma longa metragem que funcionam em uníssono. Foi selecionado para La Cinefondation de Cannes (2015) e duas vezes para a prestigiado programa de residência alemão DAAD (2013 e 2018). Em Paris prepara os seus próximos filmes: “Kwanza Sul” e “Kwanza Norte””.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,918,823