"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Prémio Internacional Virgínia Quaresma homenageia Eduardo Lourenço

Eduardo Lourenço é o vencedor do Prémio Carreira da 1ª edição do Prémio Internacional em Estudos Culturais Virgínia Quaresma.


Ao filósofo junta-se Sara Vidal Maia, galardoada com o Prémio Melhor Tese de Doutoramento em Estudos Culturais. Promovido pela Universidade de Aveiro (UA), o Prémio Internacional tem o apoio da Rede Internacional em Estudos Culturais (RIEC) e da Rede Nacional em Estudos Culturais (RNEC) e, nesta edição, conta com o patrocínio da Direção Regional de Cultura do Centro.

Divulgado esta quarta-feira, dia 13 de janeiro, o Prémio Virgínia Quaresma distinguiu também com menções honrosas outras três teses de doutoramento assinadas por Lélian Silveira, Walter Chile e Catarina Laranjeiro.

“A atribuição do Prémio Carreira a Eduardo Lourenço e do Prémio para a Melhor Tese de Doutoramento a um trabalho que aborda o papel da imprensa na reprodução das estruturas de género em Portugal pretende estimular a reflexão crítica em torno de algumas questões que são caras aos Estudos Culturais: o colonialismo e pós-colonialismo português, a lusofonia, a democracia, as questões de género, raça e classe”, aponta o Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira. O responsável acrescenta: “Refletir sobre estes temas é refletir sobre a nossa história, a nossa cultura e a nossa identidade e sobre vários aspetos importantes da transformação social e cultural que caraterizam a sociedade contemporânea”.

O galardão é atribuído a cada dois anos nas duas modalidades “Carreira”, com prémio no valor de 1.500 euros, e “Melhor Tese de Doutoramento em Estudos Culturais”, premiado com a edição e publicação da tese escolhida.

Eduardo Lourenço: um gigante do pensamento luso
Nascido em São Pedro de Rio Seco, na Beira Interior, em 1923, e falecido a 1 de dezembro de 2020, em Lisboa, o professor Eduardo Lourenço, filósofo e ensaísta, foi um dos principais filósofos cuja obra contribuiu para a reflexão crítica sobre Portugal e a Europa. Eduardo Lourenço frequentou o Colégio Militar em 1934 e em 1940 ingressou na Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Ciências Histórico-Filosóficas. Foi no ambiente académico conimbricense, em 1949, que publicou o seu primeiro livro, intitulado Heterodoxia, do qual faz parte um fragmento da sua tese de licenciatura, O Sentido da Dialética no Idealismo Absoluto. No seu percurso profissional e académico, Eduardo Lourenço lecionou em Bordéus, Montpellier, Grenoble, Nice (França), Hamburgo, Heidelberg (Alemanha) e Bahia (Brasil). A divulgação do pensamento lourenceano pelo mundo muito deve ao trabalho de Annie Salamon, sua esposa e tradutora, que traduziu para francês a maioria das suas obras. Foi Conselheiro Cultural (1989-1991) e de Estado (2016-2020). Para além de receber diversos prémios, foi igualmente agraciado com várias condecorações, comendas, homenagens e honras académicas pelo contributo do seu pensamento crítico na cultura portuguesa.

É inegável o vasto contributo científico e intervenção cultural do pensamento do Professor Eduardo Lourenço no âmbito da cultura, cidadania e cooperação europeia e ibérica. Profundamente político, poético, criativo, despretensioso, irreverente e inspirador, o Professor Eduardo Loureço destaca-se pela densidade política e crítica do seu pensamento. À semelhança de Raymond Williams, Richard Hoggart e Edward Palmer Thompson, fundadores dos Estudos Culturais, também Eduardo Lourenço interroga, filosoficamente desalinhado com a ordem, a cultura nas suas mais variadas dimensões.

Tal como preconizado pelos estudiosos dos Estudos Culturais, o pensamento lourenceano, que reflete Portugal, a Europa e as ex-colónias, também parte das margens: quer sobre o que permaneceu na sombra, nos factos esquecidos ou recalcados e, portanto, em situação de permanente oposição ou conflito interno, como a desmemória nacional intencional e seletiva ou o trauma relativamente ao (pós-)colonialismo português, a lusofonia e a contestação transatlântica ao pensamento luso-tropicalista de Gilberto Freyre, quer sobre a esperança da construção de uma Europa Utópica fora de uma conceção ou paradigma cultural eurocêntrico, hegemónico e norte-americano.

O inegável contributo que as reflexões do professor Eduardo Lourenço trazem, sobretudo quando agregadas ao seu contexto de produção e à visão de conjunto da sua obra, e que fornecem uma fonte científica inesgotável para (re)pensar e refletir profundamente as culturas portuguesa, ibérica e europeia como construções simbólicas, mitológicas, imaginárias, políticas e críticas foi o que motivou a decisão a que chegou o júri do Prémio Internacional em Estudos Culturais – Virgínia Quaresma de atribuir, por unanimidade, o Prémio Carreira ao Professor Eduardo Lourenço, a título póstumo, pelo inestimável contributo científico e cultural da sua obra dentro do campo dos Estudos Culturais.

A 1ª edição do Prémio Virgínia Quaresma  premiou ainda com menções honrosas as teses de doutoramento de Lélian Silveira, intitulada “O Olhar Europeu Sobre o Brasil: da exotização do paraíso à mercantilização turística”, de Walter Chile, sob o tema “Traquitanas cênicas - saberes teatrais e artes de pesca: A descolonização do cenotécnico no Teatro Cacuri”, e de Catarina Laranjeiro, intitulada “Entre as Imagens e os Espíritos: encontros com a memória da guerra de libertação na Guiné-Bissau”.

Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,895,243