"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

As figuras, os cenários e os momentos que marcam a história do crime português

Pormenores macabros, episódios dramáticos, culpas caladas e curiosidades sinistras. É esta a proposta do Almanaque do Crime Português, o mais recente livro da escritora, argumentista e tradutora Maria João Medeiros.


Conheça os crimes que ficaram na História de Portugal. Grandes homicidas, crianças desaparecidas, atentados famosos, santos do crime e pecadores em fuga. Tudo isto cabe neste Almanaque do Crime Português. Um livro com a chancela da Guerra e Paz Editores e o apoio do grupo Cofina.

«Desmontar o enigma do crime português, perscrutando cenários e curiosidades que povoam e assombram o nosso imaginário coletivo desde há séculos e até ontem à noite, foi desafio irresistível, o qual, uma vez aceite, se concentrou num apertado calendário de pesquisa obsessiva, febril e ininterrupta.» Foram estas as motivações que levaram a escritora Maria João Medeiros a reunir os principais crimes que marcam a História de Portugal, no Almanaque do Crime Português.

Dos mais tenebrosos aos mais insólitos. A autora deste livro convida o leitor a vestir o fato de detetive e percorrer – se quiser, aleatoriamente – os 12 meses do ano em busca de malfeitoras e matadores, de mulheres fascinantes e de homens fatais e deslindar pistas inesperadas e pormenores rocambolescos. O índice, em anexo, dá-nos indicações preciosas para escolhermos o nosso percurso.

Há que ter estômago, pois ao aceitar esta convocação ver-se-á nos meandros de cenas ensanguentadas de emoção. Contudo, nem tudo é risco e confronto. Neste livro podemos igualmente desvendar a nobreza dos resistentes e a potência redentora de um gesto de amor.

Cuidado com a criatividade dos facínoras. Na obra não faltam histórias de algumas prisões e fugas – como a do astuto Pêra Satanás que escapou à cadeia do Limoeiro em 1869 – que ficaram para a história. São ainda dadas, aqui e ali, sugestões de clássicos da literatura com faro policial, como o Mistério da Estrada de Sintra de Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão.

E para quem não acredita em coincidências: sabia que o jornalista Carlos Castro foi assassinado, pelo jovem Renato Seabra, no mesmo dia em que, 656 anos antes, a rainha póstuma Inês de Castro foi executada às ordens do rei D. Afonso IV?

Tudo cabe neste Almanaque do Crime Português, uma obra de divulgação histórica, que alia rigor e simplicidade, e que, segundo a autora, «coloca mais uma peça no intrigante quebra-cabeças da identidade portuguesa, incógnita que este livro convida o leitor a investigar.»

Almanaque do Crime Português estará disponível nas livrarias online e nas bancas a partir do próximo dia 19 de Janeiro. O 21.º título da coleção Livros CMTV, resultante da parceria entre a Guerra e Paz e o Grupo Cofina, estará ainda disponível no site oficial da editora.  Este é o segundo livro de Maria João Medeiros publicado pela Guerra e Paz Editores. Sucede a’O Pequeno Livro das Grandes Heroínas.  

Almanaque do Crime Português
Não-Ficção / História
192 páginas · 15x23 
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,931,343