"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Bill Gates e o plano para evitar um desastre climático

Aguardado com bastante expetativa, o livro de Bill Gates reflete o investimento que dedica, há mais de uma década, ao estudo das causas e dos efeitos das alterações climáticas.


Com a ajuda de cientistas de diversas áreas do conhecimento, da engenharia à ciência política, procurou saber o que tem de ser feito para que o planeta não caminhe em direção a uma catástrofe anunciada. 
Como evitar um desastre climático é a súmula do que aprendeu nesta década e a edição portuguesa chega no dia 16 de fevereiro, a par com a data mundial de lançamento, e é publicada pela Ideias de Ler, chancela do Grupo Porto Editora especializada em não-ficção.

Este livro apresenta um plano abrangente, prático e acessível para pôr em prática uma resposta ao que é o maior desafio coletivo da humanidade. Na apresentação deste projeto de dimensões sem precedentes, Bill Gates expõe três premissas essenciais: para evitar um desastre climático é necessário atingir um valor zero de emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera; é também preciso usar as ferramentas existentes, nomeadamente as energias renováveis, com maior celeridade e inteligência; e, por fim, é urgente desenvolver e implementar novas tecnologias que permitam trilhar o resto do caminho para atingir este objetivo.

Apesar de se apresentar como um porta-voz imperfeito para a discussão sobre o ambiente, Bill Gates mostra o que tem vindo a fazer nos últimos anos nesta esfera e, em cinco partes – a razão do número zero; a dificuldade em chegar a um valor zero de emissões; como ter uma conversa informada acerca das alterações climáticas; as boas notícias e os passos que podemos dar de imediato – aponta um caminho possível para enfrentar os problemas ambientais.

Lúcido e urgente, Como evitar um desastre climático é uma obra fundamental para perceber a luta contra as alterações climáticas e demonstrar o que cidadãos e também governos e responsáveis políticos podem fazer para que esta missão crucial seja bem sucedida.

«Dispomos já de algumas ferramentas necessárias para uma mudança de rumo, e quanto às que não possuímos, o que aprendi sobre clima e tecnologia permite-me acreditar que seremos capazes de as inventar e aplicá-las no terreno, evitando assim, se não perdermos mais tempo, um desastre climático.»

BILL GATES

SOBRE O LIVRO

Como evitar um desastre climático
Neste livro necessário e factual, Bill Gates traça um plano prático, abrangente e acessível, mostrando-nos de que maneira o mundo pode eliminar as emissões de gases com efeito de estufa, a fim e a tempo de evitarmos um desastre climático.

Bill Gates passou a última década a estudar as causas e os efeitos das alterações climáticas. Com a ajuda de peritos no domínio da física, química, biologia, engenharia, ciência política e finança, procurou saber o que tem de ser feito para que o planeta não caminhe em direção a uma catástrofe anunciada. Neste livro, além de explicar porque temos de alcançar a neutralidade carbónica, o autor apresenta-nos os passos concretos fundamentais para o êxito desse objetivo.

Oferecendo-nos uma visão esclarecedora dos desafios que nos esperam e apoiado no seu vasto conhecimento em matéria de inovação e do que envolve lançar novas ideias no mercado, Bill Gates indica-nos as áreas em que a tecnologia está a ajudar-nos a reduzir emissões, onde e como podemos tornar a tecnologia atual mais eficiente, onde são necessárias novas soluções, e quem se encontra já a desenvolvê-las. Por fim, o autor dá-nos conta do seu plano, um guia prático e concreto para alcançarmos a neutralidade carbónica, sugerindo não só as políticas que os governos devem adotar, mas o que nós, indivíduos, podemos fazer para nos mantermos todos, incluindo os nossos líderes, responsáveis pelo êxito desta missão crucial.

Alcançar a neutralidade carbónica será tudo menos fácil, porém, se seguirmos o plano traçado ao longo destas páginas, é um objetivo que se encontra certamente ao nosso alcance.

Título: Como evitar um desastre climático
Autor: Bill Gatess
Tradutor: Pedro Santos Gomes
Nº de páginas: 288
PVP: 17,70€
Ver primeiras páginas


Sobre o Autor

Bill Gates é um especialista em tecnologia, um líder empresarial e um filantropo. Em 1975, fundou a Microsoft em parceria com o seu amigo de infância Paul Allen. Hoje em dia, Bill e a sua mulher, Melinda, são presidentes da Bill & Melinda Gates Foundation. É também responsável pela criação da Breakthrough Energy, uma organização dedicada ao comércio de energia limpa e de outras tecnologias relacionadas com as questões climáticas. Bill e Melinda têm três filhos e vivem em Medina, Washington.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,184,416