"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Prazo alargado para entrega de originais no concurso literário "Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa"

Iniciativa da Porto Editora, Camões I. P. e Plano Nacional de Leitura desafia alunos de português espalhados pelo mundo.


O prazo para a entrega de originais no âmbito do concurso 
«Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa» foi alargado até 31 de março do corrente ano. A decisão tomada pela organização – da responsabilidade da Porto Editora, do Camões I. P. e do Plano Nacional de Leitura – decorre dos constrangimentos provocados pela crise pandémica. A respetiva adenda ao regulamento pode ser consultada aqui .

De lembrar que este concurso literário está associado ao Dia Mundial da Língua Portuguesa, efeméride consagrada pela UNESCO que se assinala a 5 de maio, e dirige-se aos muitos milhares de alunos que estão a frequentar cursos de língua e cultura portuguesas um pouco por todo o mundo, nomeadamente na rede de Ensino Português no Estrangeiro, em leitorados do Camões, I.P., e em universidades com Centros de Língua Portuguesa (CLP).

Os candidatos têm de submeter a concurso um conto inédito (entre uma a três páginas), cuja autoria e originalidade deve ser atestada pelo respetivo professor. Para assegurar a abrangência desta iniciativa, foram definidas categorias atendendo à idade (dos 8 aos 14 anos e a partir dos 15 anos) e níveis de proficiência linguística dos alunos. Os trabalhos serão avaliados por um júri de cinco elementos em representação das três entidades organizadoras (Porto Editora, Camões, I. P. e Plano Nacional de Leitura) e os vencedores serão conhecidos a 5 de maio de 2021.

CELEBRAR A UNIVERSALIDADE DA LÍNGUA PORTUGUESA
Foi a 25 de novembro de 2019 que a UNESCO ratificou a data de 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa, na sequência da proposta de todos os países lusófonos, apoiada por mais 24 Estados, incluindo países como a Argentina, Chile, Geórgia, Luxemburgo ou Uruguai. De recordar que há mais de uma década que, a 5 de maio, se celebrava o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP.

Os dados oficiais indicam que o português é falado por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes (3,7% da população mundial), sendo língua oficial dos nove países-membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e Macau, bem como língua de trabalho ou oficial de um conjunto de organizações internacionais como a União Europeia, União Africana ou o Mercosul.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,224,078