"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Desobediência Civil" de Henry David Thoreau

O ensaio clássico de 1849 que inspirou Mahatma Gandhi e Martin Luther King.


A Ideias de Ler publica 
Desobediência Civil, o clássico ensaio de Henry David Thoreau.

Texto basilar na inspiração de vários movimentos políticos – destacando-se a sua influência na luta de Martin Luther King e de Mahatma Gandhi – este é um manifesto inquietante sobre a pertinência e justiça dos Governos, sobre a democracia e sobre as leis que regem os assuntos comuns da sociedade.

Apesar de ter sido publicado pela primeira vez em 1849, o desassossego de Thoreau continua sempre atual, uma reflexão sobre o que será mais importante: seguir cegamente as regras – mesmo que injustas, que favoreçam os fortes e que oprimam as minorias – ou lutar pelo que se acredita estar certo, como a busca pela justiça, pela paz e pela liberdade. E, como sublinha o autor, estas ações de um "verdadeiro homem justo" serão tomadas independentemente das consequências e mesmo que isso implique revolta e, em último caso, a desobediência civil. Foi esta atitude que lhe valeu uma noite na prisão, em julho de 1846, por se recusar a pagar impostos "a um Estado esclavagista".

Porque, para Thoreau, "Não nos podemos transformar nos agentes da injustiça que condenamos" e, "Se quando pensa, quando imagina, quando fantasia, um indivíduo é livre, não há governante nem reformador que lhe possa pôr travão.".

SOBRE O LIVRO
Desobediência Civil
Neste ensaio de 1849, Henry David Thoreau defende que não devemos permitir que os governos controlem a nossa consciência e muito menos que nos tornem agentes de injustiça. Para Thoreau, a "desobediência civil" é uma forma de luta legítima e pacífica contra a opressão e os atropelos a que estão sujeitos os mais fracos.
Nascidas em oposição à guerra e às leis esclavagistas da época, as ideias de Thoreau acabaram por inspirar nomes incontornáveis da História, como Gandhi e Martin Luther King, e batalhas que trouxeram mais liberdade e igualdade aos dias de hoje, como os movimentos sufragistas ou pelos direitos civis.
Mais de um século após a sua edição original e numa época em que grassam a violência, o racismo, a xenofobia e as injustiças, poucos clássicos e poucos ideais poderiam fazer tanto sentido como este Desobediência Civil.

Título: Desobediência Civil
Autor: Henry David Thoreau
Tradutor: Carlos Sousa de Almeida
Nº de páginas: 80
PVP: 11,10€

Ver primeiras páginas

SOBRE O AUTOR

Henry David Thoreau
Nasceu em 1817 e faleceu a 1862. Foi um filósofo e autor norte-americano nascido em Concord, Massachusetts.
Considerado um dos nomes maiores do transcendentalismo, um dos pioneiros do movimento ecologista e um dos mais importantes escritores norte-americanos, defendeu sempre a liberdade individual, o pacifismo e o contacto com a Natureza. Entre as suas dezenas de trabalhos encontra-se Desobediência Civil (1849), que escreveu após uma noite passada na prisão, por se ter recusado a pagar impostos que, segundo o próprio, financiavam a guerra entre os EUA e o México e as leis esclavagistas a que se opunha.
O seu pensamento inspirou grandes nomes e movimentos que mudaram a sociedade, aos quais devemos um mundo mais justo e mais livre do que aquele em que viveu Thoreau.


Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,196,004