"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

CCB apresenta John Currin em DICIONÁRIO DE ARTISTAS

À quarta-feira, o CCB disponibiliza nas suas plataformas digitais um texto inédito de Gonçalo M. Tavares sobre artistas contemporâneos, com leitura de Ana Zanatti.


Para ler em www.ccb.pt e ouvir no spotify do CCB.

Olhos inchados 
dedicado a John Currin 

Os corpos são vistos a partir de uma lente de aumento. As formas existem debaixo de uma lupa, como se fossem formigas a quem se tem de dar atenção para distinguir e contabilizar as patas.

Os retratos são caricaturas dos rostos verdadeiros, mas poderás sempre dizer que os rostos verdadeiros não são mais do que caricaturas das caricaturas. O rosto de um homem é uma caricatura orgânica que falhou.

E os seios das mulheres avançam no plano como se não fossem partes do corpo feminino; pelo contrário: o corpo feminino é uma parte dos seios. Em termos de quantidades absolutas dir-se-ia que dois seios são mais do que um corpo (dois-um).

As pinturas de John Currin incham os olhos, instalam nestes uma atenção inflamada, um excesso de visão que quase quer deixar de ver para poder tocar. Mas os olhos são coisas antigas, e sem dedos. Apesar de tudo ainda existem.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,134,311