"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Pompeia reabriu ao público e um atelier portuense desenhou os seus novos museus

Com a reinauguração do Antiquarium, o parque arqueológico italiano prossegue o seu programa de renovação do olhar sobre a Antiguidade. Os museus de Castellamare di Stabia e do Quotidiano são dois outros projetos com a assinatura do COR Arquitetos.

O percurso da exposição no Antiquarium termina com os "ocos" recentemente descobertos em Pompeia_Mina Grasso O Museu Antiquarium ter assinatura de um atelier portuense – o COR Arquitetos_Mina Grasso O Museu Antiquarium está instalado numa das entradas do Parque Arqueológico de Pompeia_Mina Grasso O Museu Antiquarium foi inaugurado em 1873 pelo arqueólogo Giuseppe Fiorelli_Mina Grasso


Depois de dois confinamentos provocados pela pandemia da covid-19, o Governo de Itália decidiu a reabertura dos museus do país no passado dia 18 de Janeiro. À imagem do que vem acontecendo noutros países da Europa, a medida foi adaptada ao mapa de incidência do vírus, tendo sido autorizadas a retomar agora as suas actividades apenas as instituições implantadas nas regiões “amarelas” (sendo o laranja e o vermelho as cores seguintes do alarme sanitário).

Entre os sítios que reabriram esta segunda-feira estão o Coliseu de Roma e o Parque Arqueológico de Pompeia. E, aqui, o acontecimento do dia foi a reabertura do Antiquarium, o museu que desde o último quartel do século XIX, e de forma intermitente, vem funcionando como espaço de exposição dos sucessivos achados que narram a história da cidade que a erupção do Vesúvio no ano 79 transformou num cemitério de lava e cinza.

Uma nota curiosa está no facto de o projecto de restauro e modernização do Museu Antiquarium ter assinatura de um atelier portuense – o COR Arquitectos (do italiano Roberto Cremascoli, do luso-brasileiro Edison Okumura e da portuguesa Marta Rodrigues), com a também italiana Flavia Chiavaroli. A mesma equipa, com escritório instalado na Rua de Santa Catarina, projectou já também o Museu Arqueológico Libero d’Orsi, no Palácio Real de Quisisana, em Castellamare di Stabia, no litoral da Campânia, a cerca de seis quilómetros de Pompeia, que foi inaugurado em Setembro de 2020 e integra o percurso de visita ao parque arqueológico; e está já a projectar o Museu do Quotidiano do Fórum de Pompeia, que deverá entrar em obra ainda este ano, com inauguração prevista para 2022.

O cicerone de Viagem a Itália

O Museu Antiquarium foi inaugurado em 1873 pelo arqueólogo Giuseppe Fiorelli (1823-1896), que aí instalou uma primeira mostra dos achados feitos em meados do século anterior em Pompeia e Herculano pelo engenheiro militar do rei de Nápoles Carlos III, o espanhol Roque Joaquin de Alcubierre. Em 1926, o museu foi ampliado pelo arqueólogo Amedeo Maiuri (1886-1963), o mesmo que se ocupou da sua recuperação no final da Segunda Guerra Mundial, quando o Antiquarium foi destruído pelas bombas – e que, em 1954, surge a guiar Ingrid Bergman e George Sanders pelas ruínas, no filme de Roberto Rossellini Viagem a Itália.

De novo encerrado em 1980, na sequência do terramoto que afectou a região, o Antiquarium reabriu em 2016, mas é agora que verdadeiramente entra na sua “terceira vida”, como foi referido na cerimónia da inauguração. “Pompeia, finalmente, tem um museu, e é único”, disse na semana passada à agência Ansa Massimo Osanna, o grande responsável pelo Parque Arqueológico de Pompeia nos últimos anos, e que actualmente dirige os museus nacionais de Itália.

A actual directora do Antiquarium, a arqueóloga Luana Toniolo, explicou à agência italiana de notícias que o museu permite agora mostrar “muitas peças icónicas” que já foram expostas por todo o mundo, mas que, por razões de segurança, “não estavam de facto disponíveis para os visitantes de Pompeia”.

Com entrada pela Praça Esedra, uma das duas que dão acesso ao parque, o museu expõe em seis núcleos distribuídos por 11 salas jóias e amuletos, pinturas, frescos e inscrições da Casa do Jardim, por exemplo. Mas também os objectos de uso quotidiano e os achados fantásticos desvendados nas escavações mais recentes, entre os quais se incluem os moldes (“ocos”) de dois homens (um homem e a sua escrava, admitem os arqueólogos), ou um restaurante tipo “fast food”, e que fecham o circuito expositivo.

“O nosso projecto teve a preocupação de demolir e limpar todas as marcas da utilização mais recente do museu e ir resgatar o ‘osso’ do projecto de Maiuri e da sua interpretação do edifício do século XIX”, explica ao PÚBLICO Roberto Cremascoli, realçando o facto de o Antiquarium pretender tornar-se “um museu permanente”.

Sítios mágicos

A partir dele, o visitante do Parque Arqueológico de Pompeia pode, com o mesmo bilhete, aceder ao museu em Castellamare di Stabia, que conta a história arqueológica das “vilas”, as casas dos nobres romanos que escolheram o litoral desta região para os seus tempos de vilegiatura.

Em curso, o atelier COR tem ainda o projecto do Museu do Quotidiano (título provisório), a instalar também no perímetro de Pompeia, no Fórum, e que irá acolher e “acrescentar os novos achados ao arquivo-depósito gigante que foi organizado por Amedeo Maiuri nos anos 50”, diz o arquitecto italiano radicado no Porto.

“É um privilégio para um estúdio tão pequenino como o nosso estar a trabalhar em sítios tão mágicos como estes”, congratula-se Roberto Cremascoli, acrescentando que o seu atelier foi também convidado pelo Ministério da Cultura português a desenhar a exposição Pompeia, Uma Ideia Europeia, que o Museu Nacional de Arqueologia e o Palácio Nacional da Ajuda tinham previsto que abriria em Lisboa, no início deste ano, a Presidência Portuguesa do Conselho Europeu, mas que teve de ser adiada por causa da pandemia.

Na sua carteira de encomendas para Itália, o COR tem ainda o projecto do arranjo exterior do percurso de um quilómetro do sítio arqueológico de Canosa de Puglia, no leste da península homónima, que acumula uma história estratificada em várias camadas geológicas. E ainda o pequeno Museu do Fórum Romano, frente ao Coliseu de Roma. Com inauguração agendada para o próximo mês de Outubro, este equipamento, dedicado a homenagear o arqueólogo Giacomo Boni (1859-1925), que dirigiu as escavações neste sítio arqueológico da capital italiana, visa contar a história da cidade desde as suas origens até ao final do Império Romano.


por Sérgio  C. Andrade, in Público | 25 de janeiro de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,918,451