"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

20|20 Editora propõe 12 desafios de leitura para miúdos em confinamento

As livrarias encerraram, mas podemos e devemos manter os livros por perto. E com a interrupção da escola, e os miúdos em casa pelo menos durante 15 dias, abraçar desafios de leitura pode ajudar a manter a mente ativa e desperta, proporcionar momentos de partilha em família e estimular a imaginação e a criatividade.


Os 
12 desafios de leitura que aqui propomos viajam por diferentes géneros literários, autoresenredospersonagens e mundos fantásticos que enriquecem e expandem o nosso próprio mundo. Porque é importante não desistir da leitura. Os livros fazem falta para compreender o outro, aprender melhor e crescer de forma saudável. 


Um livro de poesia
Nunca é demasiado cedo (ou tarde…) para começar a ler poesia. Sou do Tamanho do Que Vejo é uma antologia, integrada na coleção Pé de Pato, que desvenda a vida e obra de Fernando Pessoa, e abre o apetite para a descoberta de um dos maiores poetas da língua portuguesa, que tão bem ironizou: «Ler é maçada, / Estudar é nada. / O sol doira / Sem literatura.» Para os mais pequeninos, O Livro das Rimas Traquinas e A Casa da Poesia, de José Jorge Letria, são uma introdução perfeita ao mundo em verso.
***
Um Nobel de Literatura
O nome não é fácil de pronunciar, mas é maravilhoso descobrir a obra da escritora polaca Olga Tokarczuk, vencedora do Prémio Nobel de Literatura em 2018. E os mais jovens poderão fazê-lo através do belíssimo A Alma Perdida, uma dupla narrativa composta pelo texto e pelas ilustrações (de Joanna Concejo) de profundo alcance e sentido. Poucas mulheres receberam o mais alto galardão da Literatura, entre elas a sueca Selma Lagerlöf, premiada em 1909. Indicado para leitores jovens e adultos, O Tesouro é um pequeno e precioso romance fantasmagórico, passado numa gélida cidade costeira. 
 

Um livro de uma coleção
Quando nos tornamos adeptos de uma coleção, criamos uma relação especial com as personagens e com o universo em que elas se movem. Tom Gates, uma série premiada de Liz Pichon, Escola e Max Einstein, de James Patterson, um dos autores mais bem-sucedidos do mundo, são três coleções de enorme sucesso, com protagonistas divertidos, peripécias hilariantes e um fio condutor que nos leva a querer ler sempre o próximo livro.
***
Um livro com mais de 300 páginas
Um livro pequeno tem as suas vantagens. Mas, por vezes, precisamos de uma leitura mais extensa, que permite um maior envolvimento com a história e fica connosco durante mais tempo. Estes três livros proporcionam essa experiência de uma maneira inesquecível. A Estrela Que Vejo da Minha Janela, uma história sensível de uma autora premiada; o divertido e comovente A Família do Prédio Vermelho 1; e O Único e Incomparável Ivan, baseado em factos reais e adaptado a filme. 
 

Um bestseller
Quais os ingredientes para chegar dos livros que chegam aos tops? A receita não é infalível nem é sempre a mesma, ou qualquer um seria capaz de escrever um bestseller. O sucesso resulta de um bom equilíbrio entre vários elementos, como o enredo, as personagens, as ilustrações, o humor… Estas coleções são exemplos de bestsellers que conseguiram conquistar e cativar cada vez mais leitores ao longo do tempo:
O Diário de um BananaArtemis Fowl e O Bando das Cavernas
  ***
Um clássico
Os clássicos são obras da literatura mundial lidas por sucessivas gerações, e que oferecem sempre algo de novo a cada leitor. É por isso que dizemos que são intemporais: a passagem do tempo não afeta o valor daquilo que têm para nos transmitir. A Teia de Carlota, de E. B. White (1899-1985) é um dos clássicos infantis mais lidos de sempre, uma história eterna sobre a amizade, o amor e a lealdade; As Aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain (1835-1910) é um dos clássicos de aventuras mais amados de todos os tempos; e O Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro Vasconcelos (1920-1984), é uma das histórias sobre crescimento mais tocantes da literatura universal. 
 


Um livro "do outro mundo"
Três livros que exploram o imaginário dos extraterrestres e do desconhecido, temáticas que desde sempre inspiraram as histórias mais fantásticas: Luzes na Floresta, do premiado autor e ilustrador David Litchfield; O Meu Amigo de Outro Mundo, de Ross Montgomery, nomeado para vários prémios; e O Duende Que Caiu da Lua, de Rita Mira.
***
Um livro que ajuda a crescer
A literatura não tem de dar lições. Mas as vivências descritas na ficção podem ajudar-nos a lidar com os desafios da nossa própria vida. A coleção A Escolha É Minha, de Margarida Fonseca Santos, da qual o título Bicicleta à Chuva faz parte, aborda diversas situações comuns à vida da maioria das crianças e jovens. Igualmente, os romances Ghost, de Jason Reynolds, e Rubra, a Árvore dos Desejos, de Katherine Applegate, têm como protagonistas jovens que atravessam momentos difíceis e são postos à prova.  


Uma história do passado

Há épocas e acontecimentos históricos que não podem de modo nenhum ser esquecidos. A literatura não deve ser instrumental, mas desempenha um papel importante ao transmitir às novas gerações o relato de lutas, revoluções e guerras que definiram a História mundial. O escritor multipremiado Morris Gleiztman é autor de uma série imperdível sobre a vida de Felix, um órfão judeu durante a II Guerra Mundial. Os títulos, que podem ser lidos por qualquer ordem, são Um DiaA SeguirDepoisEm Breve e Talvez.
 
Uma história do futuro
Se a literatura nos dá a possibilidade de conhecer épocas passadas, desde sempre também nos levou a visitar o futuro, universos paralelos, cenários distópicos ou utópicos. Peter Brown, um autor premiado e aclamado pela crítica, escreveu os extraordinários Robot Selvagem e Robot em Fuga, romances futuristas que alguém descreveu como um «Robinson Crusoé do futuro», e que abordam temas tão atuais como a defesa do ambiente, a inteligência artificial e a igualdade de género.  


Um livro de contos

Um bom conto encerra toda a força da literatura. Os contos são narrativas breves que, em poucas e certeiras palavras, nos transportam para muitos lugares diferentes, contando uma história com princípio, meio e, em geral, um final recompensador. Os clássicos Contos do Foi Assim, de Rudyard Kipling, e Contos Maravilhosos de Hans Christian Andersen, e O Fato Novo do Sultão e Outros Contos, de Guerra Junqueiro, são três maravilhosas coletâneas capazes de encantar leitores de todas as idades.

Um livro sobre o amor pelos livros
A trilogia de Jen Campbell e Katie Harnett, duas autoras premiadas, tornou-se emblemática da celebração do amor pelos livros e pela leitura. Através das aventuras de Luna e do seu amigo Franklin, o dragão, viajamos pelo mundo de infinita magia das histórias: Franklin e a Livraria VoadoraFranklin e Luna Vão à LuaFranklin e Luna e o Livro de Contos de Fadas

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,142,964