"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Perpétua revelam primeiro single "Condição" de disco de estreia "Esperar Pra Ver"

“Condição” foi a música escolhida para apresentar os Perpétua porque é a música que melhor reflecte a banda pelo facto de sintetizar as várias vertentes presentes no álbum e por ter sido a primeira que a banda compôs em conjunto, ganhando assim um lugar especial na breve história da banda. Fez sentido, sendo a primeira, ser a primeira a ser mostrada.


Tematicamente é uma música algo introspetiva. No primeiro verso há uma tomada de consciência sobre a postura adotada pelo sujeito. Isto é invertido automaticamente na segunda metade da primeira estrofe, quando a segurança de “ter os dois pés bem assentes no chão” é substituída pela contradição nas suas frases ou a contramão do seu passo.

Perante o desgosto, quantos nunca recorremos a um pouquinho de coragem líquida? Isto está patente na segunda metade da música, culminando no refrão, em que o sujeito expressa um misto de vergonha, vulnerabilidade, desgosto e carência.

Este processo é algo que acontece pelo menos uma vez na vida a quase toda a gente, sendo também outro motivo que levou à escolha deste single.

Quanto ao vídeo que acompanha a canção, realizado por Bernardo Limas, sempre foi intenção ter algo esteticamente forte e suficientemente identitário. A escolha das salinas de Aveiro acontece precisamente por causa disso. É um sítio lindíssimo, geométrico e com cores naturais e remete automaticamente para a região de origem dos Perpétua. É um piscar de olhos às pessoas de Aveiro e um convite de visita às pessoas de fora.

DISCO
álbum Esperar Pra Ver começou a ser pensado no momento da formação da banda. Com algumas ideias já existentes, era claro que a sonoridade a seguir se situaria no âmbito daquilo a que atualmente se chama música indie. Embora tendo os elementos da banda referências muito distintas, há também artistas em torno dos quais a sua admiração gravita de igual forma, podendo-se destacar bandas como Parcels ou Men I Trust. Ao longo do ano de 2020 foi composto e gravado por todos os membros da banda, produzido, misturado e masterizado pelo Rúben e pelo Xavier, com ajuda à produção da Beatriz e do Diogo.

Estilisticamente encontram-se no álbum expressões de vários subgéneros da música indie. Nas duas primeiras músicas, “Perdi a Cor” e “Manhãs Longas”, é notório um ambiente marcadamente disco que faz lembrar nomes como os já citados Parcels ou a banda francesa L’Impératrice. Aliado a isto nota-se também a influência da música portuguesa dos anos 80, sendo possível encontrar na voz e melodias da Beatriz ecos de algo que podia ter sido cantado pelas Doce ou por António Variações. “Condição”, “Lugar” e “Dores de Cabeça” distanciam-se do universo disco e assumem-se como músicas de pop alternativo, ligeiras no ouvido e fáceis de cantar, sendo que a “Dores de Cabeça” se aproxima mais a um registo de balada que pode fazer lembrar os trabalhos de Tim Bernardes. A bridge de “Condição” traz à tona a faceta mais psicadélica da banda, que também encontra no shoegaze e no dreampop fontes de inspiração. Esta inspiração é notória em “Grilos” e “Blockbuster”, cuja sonoridade remete para nomes como Turnover ou Beach Fossils. Estas músicas vivem da atmosfera e da repetição dos riffs, fazendo-os ecoar em loop na cabeça do ouvinte. “Falei de Cor” é a wildcard do álbum. É a canção da qual não se está à espera quando se ouve as anteriores. É a mais rockeira do grupo, que nesta reta final aciona as distorções e se entrega à confusão. O álbum termina com “Brisinha”, um fecho calmo depois da erupção que é a música anterior, procurando terminar esta viagem de forma suave, deixando no ar um tom nostálgico que, avise-se já, pode ter como consequência a potenciação da vontade de ouvir tudo outra vez.

As letras do disco retratam experiências normais e mundanas de cada um. O que as inspira são experiências vividas, contadas, percebidas e imaginadas. No entanto, estas barreiras esbatem-se, deixando a cargo do ouvinte o grau de reconhecimento que procure imprimir nelas. Falam e refletem sobre conforto, crescimento, perda e todo esse tipo de sentimentos com as quais alguém é confrontado ao longo da vida, na relação consigo ou com os outros. Há sempre um tom melancólico, nostálgico, mas esperançoso e expectante transversal ao longo das músicas.

Finalmente, o álbum é um esforço de germinação. Com as raízes bem assentes, é para os Perpétua hora de descobrir para onde crescer e como florir. Bem, há que Esperar Pra Ver.

BIOGRAFIA
O Diogo, o Rúben e o Xavier conheceram-se numa escola de música na Gafanha da Nazaré, em Aveiro, onde se iniciaria o percurso musical de cada um, bem como uma amizade que viria a ser a semente de onde germinaria a Perpétua. O Diogo viria a conhecer a Beatriz no ensino secundário, e foi o gosto pela música que os fez manter contacto desde então. No final de 2019 decidiram juntar-se pela primeira vez, consagrando assim o início da banda. No entanto, decidiram dar-se a conhecer ao público apenas no final de 2020.

Com uma bateria marcante, um baixo cavalgante, guitarras afundadas em reverberação, uma voz suave e teclados que cosem tudo isto em paisagens sonoras imaginativas e frescas, é nos refrões “orelhudos” e nas melodias doces que marcam pela diferença, prometendo uma jornada sonora memorável, composta e pensada no dia a dia de um qualquer alguém.

Pela impossibilidade de relatar aquilo que ainda não se realizou, a vida destes quatro feitos um pode apenas ser tida como algo por vir, como aquele dia solarengo por que se anseia sempre. 

Facebook  
Instagram 
Spotify
Apple Music  


Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,910,874