"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Museu de Lamego recebe doação de Carta de D. João Camelo de Madureira

Uma carta de 15 de janeiro de 1506, assinada em Trevões, pelo bispo de Lamego D. João Camelo de Madureira (1502-1513) é o único documento conhecido, que conserva a marca sigilar deste prelado, célebre por ter sido o responsável pela encomenda do retábulo do altar-mor da Sé de Lamego ao pintor Vasco Fernandes (Grão Vasco), por contrato de 7 de maio do mesmo.


Adquirida em leilão, por João Pedro de Oliveira Santos, em janeiro de 2020, vai ser doada ao Museu de Lamego, em cerimónia, com transmissão online, agendada para dia 20 de fevereiro.

A identificação do selo apenso ao documento, com a figura do bispo-mecenas que inaugurou a renovação da catedral de Lamego, no século XVI, para além do importante contributo para o estudo da sigilografia episcopal portuguesa da época moderna, vem complementar a informação relativa às armas de D. João Camelo de Madureira, as quais apenas se conheciam numa versão simplificada, reproduzida justamente no grandioso retábulo da catedral lamecense, no painel da “Circuncisão”, que se conserva no Museu de Lamego.

De sublinhar que, pela primeira vez, na história das doações realizadas ao museu, em simultâneo com a cerimónia de entrega do manuscrito, será disponibilizada uma edição especial da revista digital INventaMUSEU, reunindo os artigos sobre o estudo de contextualização e análise do documento, da autoria dos historiadores, Maria João Borges de Pinho, Maria do Rosário Morujão e Nuno Resende, realizados por iniciativa exemplar do doador, João Pedro de Oliveira Santos, motivado, é certo, por razões filantrópicas no que respeita à preservação do património, mas também pela vontade de produção do conhecimento e uma maior democratização no acesso à cultura.

>> Saiba mais aqui

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,179,075