"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"O Coreto" de Rogério Charraz é editado a 26 de fevereiro

Um disco com o país lá dentro. Uma história contada em canções. “O Coreto” é o quinto álbum de Rogério Charraz, feito em parceria com José Fialho Gouveia, que assina todas as letras, e com Luísa Sobral, responsável pela produção musical.


O fio condutor que nos guia pelos vários temas é a história de amor de Sebastião e Ana. Ela sempre viveu na aldeia. Ele, nascido e feito homem nos arredores da grande cidade, decide tentar a sorte no interior do país.

Se me queres como dizes
Não me arranques as raízes
Onde tenho o coração
excerto de “Feita deste chão”

Esmagado pelo caos do trânsito, pela precariedade dos empregos e pela voracidade do mercado imobiliário, faz as malas e parte para a vila natal dos pais com o desejo de encontrar outra qualidade de vida. É no momento em que Sebastião entra no comboio que começa “O Coreto”. Será que fez a escolha acertada? Que realidade irá encontrar? Quem serão as personagens que irá conhecer? A vida na aldeia é o pano de fundo do álbum, que lança um olhar crítico sobre a desertificação do interior do país. Nesse sentido é um disco de amor, mas também um disco de intervenção social e política. Com muito Portugal nas melodias, nas letras e nos arranjos.

Atrás de cada porta havia gente
Agora não se ouve uma criança
Só se vê quem está ausente
excerto de “Olá meu velho amigo”

Uma peça muito importante no processo de feitura do disco foram os três dias que Rogério Charraz, José Fialho Gouveia e Luísa Sobral passaram em Alpalhão e onde foi gravado o EPK. Esse retiro criativo serviu para ver de perto a vida numa aldeia do interior e para trabalhar uma a uma todas as canções e perceber o que cada tema pedia em termos de arranjos musicais.

Sara Cruz é a intérprete que, em dois dos temas, dá voz à personagem feminina do disco, a Ana. Natural dos Açores, a jovem cantora venceu no ano o prémio Novos Talentos NiT

Reavivar os coretos
Com este trabalho pretende-se também chamar a atenção para as centenas de coretos espalhados por Portugal e recuperar o seu papel como centros de cultura e de encontro social. Nesse sentido, os espetáculos ao vivo, sempre que forem ao ar livre, terão lugar nos próprios coretos ou usando esses coretos como elementos cénicos. A estreia teve lugar no Pinhal Novo, no passado mês de agosto. Assim que a pandemia o permita, pretende-se também envolver as populações das localidades que receberem “O Coreto”, através, por exemplo, da participação nos espetáculos das bandas filarmónicas.

Os singles
Até agora foram já lançados dois singles. O primeiro, “Abaladiça”, foi um dos 20 vencedores, de entre mais de 400 temas a concurso, da iniciativa Inéditos da Vodafone.

O segundo, “Quando nós formos velhinhos”, conta com a participação de Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho no videoclipe de apresentação, gravado em outubro no Teatro da Trindade.

Quando nós formos velhinhos
E estivermos sentadinhos
No sofá a ver TV
Vou dizer-te minha Anita
Tu ainda és tão bonita
Quem te viu ainda te vê
excerto de “Quando nós formos velhinhos”

Citações

“Não me lembro de quando começou, mas sei que me acompanha desde os meus tempos de rapaz. Passar por um coreto, ficar fascinado a olhar e pensar: ‘Um dia vou fazer um projeto para tocar aqui!’”.
Rogério Charraz

“Não sei em que aldeia se passa a história. Nenhum de nós sabe. Passa-se num lugarejo que fica dentro da nossa cabeça. O mapa para lá chegar será a imaginação daqueles que ouvirem o disco”.
José Fialho Gouveia

“Gostei muito da ideia de haver um conceito e de haver uma história que liga as canções. Mas, mais importante ainda, gostei das canções”.
Luísa Sobral

Ficha técnica
Rogério Charraz – músicas, voz e guitarra acústica
José Fialho Gouveia – letras
Luísa Sobral – produção musical
Sara Cruz – voz (convidada especial)

Músicos base:
Carlos Miguel (bateria)
Mário Delgado (guitarras)
Nuno Oliveira (baixo e contrabaixo)

André Conde (trombone)
Carlos Lopes (acordeão)
Paulo Gaspar (saxofone e clarinete)
Sérgio Charrinho (trompete)

Participações: Ana Raquel Pinheiro (violoncelo), Jaume Pradas (percussão), João Rato (piano e hammond) e Paulo Loureiro (hammond)

Coros: Buba Espinho, Carlos Leitão, Eduardo Espinho, Henrique Leitão e Luísa Sobral
Arranjos: Luísa Sobral e Rogério Charraz, com a participação de todos os músicos interveniente
Arranjos de sopros: Paulo Loureiro e Sérgio Charrinho

Gravação e edição: Vasco Teodoro na Plateia d’Ilusões
Misturas: Rui Guerreiro no Studio Magellan
Masterização: Wim Bult, Inlinemastering
Ilustrações e layout da capa: Camila Beirão dos Reis
Design Gráfico: Joana Correia
Revisão de textos: Ana Cristina Câmara

Alinhamento
1. Quando a chuva cai na terra
2. Abaladiça
3. Um dia no coreto
4. A romaria
5. Põe um beijo nos meus lábios
6. No coreto cá da aldeia
7. Quando nós formos velhinhos
8. Olá meu velho amigo
9. No Natal
10. Senhor prior
11. Feita deste chão
12. Deixa o teu coração
13. Vou estar aqui  

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,940,403