"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Sylvie Fleury em Dicionário de Artistas

Todas as quartas-feiras, o CCB  disponibiliza um texto inédito de Gonçalo M. Tavares sobre artistas contemporâneos, com leitura de Ana Zanatti.


Dicionário de Artistas (
#18)
Plástico verdadeiro, dedicado a Sylvie Fleury
Por Gonçalo M. Tavares

Para ler em www.ccb.pt e ouvir no spotify do CCB.

O mundo plastificado; máquinas com a utilidade estragada devido ao material impróprio. O funcionamento depende de estruturas que andam, não de estruturas que surgem para serem contempladas. Funcionar não é ser belo.

Tudo é boneco. Até a máquina má, como o tanque da guerra, pode ser um boneco que o exército inteiro manipula confundindo o instinto lúdico com algumas ordens da hierarquia, que dizem: mata! Matar é jogar com uma certa mitologia que aproxima a bala do coração indefeso.

E até o motor poderá ser plastificado. Porém, uma indústria - mesmo que produza o falso - precisa de ser verdadeira.

Vê a cidade e as conversas que nela se reproduzem. É isto, estão de igual modo ultrapassados: o Latim e a Verdade já não pertencem a este século.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,225,380