"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Novo single de José Gonçalez: "O Plural de 1" com Pedro Jóia

O álbum assinala 30 anos de carreira do artista que, neste tema, se juntou a um dos mais brilhantes músicos portugueses, Pedro Jóia.


Num misto de mistério, força, e arrojo, "O Plural de 1", com letra e música de José Gonçalez, provoca os tempos difíceis com uma mensagem de esperança e de amor. "Enquanto houver alguém a precisar de nós, enquanto houver um pai e uma mãe, enquanto houver uma manhã de luz" a vontade de vencer pelo amor será sempre a maior.

Sobre o álbum “30 Anos Depois”:

30 anos depois de gravar o meu primeiro disco decidi agora fazer um álbum com as letras e músicas de fado tradicional de que mais gosto. Juntei os músicos com que na actualidade mais me identifico, Ângelo Freire na Guitarra, Rogério Ferreira na Viola, e Francisco Gaspar no Baixo. Desafiei o Ângelo Freire, um dos mais prestigiados músicos do momento para produzir o disco. Sabia que ele me conhecia bem, sabia que ele sabia o caminho que eu queria seguir, e sabia que era meu amigo o suficiente para fazermos este caminho juntos. 

“30 Anos Depois” é um disco que revela o homem que sou hoje, que de forma transparente se mostra, sem medos, nas suas palavras, e que coloca a voz nos temas que canta a verdade que é a sua vida de hoje. O disco tem duas bónus tracks, podemos dizer assim, apesar de uma delas ser o single e o tema que abre o disco. Não podia ser de outra forma, pois não é todos os dias que temos uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos a aceitar participar num disco. Em “A Valsa da Primavera” deu-se um encontro muito feliz e cúmplice entre um fadista português e a grande Fafá de Belém. O outro tema é com Pedro Jóia, que tanto admiro.  

O disco não quer ser mais do que é. É um disco de fado, com 10 fados tradicionais com palavras novas, novas histórias de um homem que se fez e faz no fado, e cujo percurso musical foi todo ele construído nos meandros do fado, na busca constante de o mostrar, e sobretudo de mostrar que o fado está vivo, e se pode e deve renovar em palavras, em ambientes. Respeitando o passado, respeitando a tradição, mas sem o amordaçar nem fechar num gueto, que necessariamente o condenaria a um fim mais ou menos anunciado!” 

José Gonçalez


Agenda
Exposições

Summer crush

Espaço Exibicionista 19 Abr a 18 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,880,963