"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Sites DRCN com leitores de tela

A Direção Regional de Cultura do Norte acaba de proceder à integração de uma solução de leitura de tela no seu site institucional, bem como no site dedicado à Rede de Mosteiros a Norte.


Esta ação decorre da necessidade de assegurar a acessibilidade dos sites a pessoas com necessidades especiais, cumprindo o disposto no Decreto-Lei n.º 83/2018, o qual define os requisitos de acessibilidade dos sítios web e das aplicações móveis de organismos públicos, transpondo a Diretiva (UE) 2016/2102.

Por outro lado, a pandemia COVID-19 tem vindo a condicionar a atividade da generalidade dos setores económicos, a nível nacional e mundial, particularmente do turismo, que se reflete de forma extremamente expressiva na descida do número de visitantes nos museus e monumentos sob gestão da Direção Regional de Cultura do Norte.

Neste contexto, a comunicação digital tem sido reforçada, como forma de contacto privilegiado com os visitantes, estimulando as visitas aos sites e redes sociais dos museus e monumentos afetos a esta entidade. Habilitar os sites (desktop ou mobile) com as ferramentas necessárias para um incremento generalizado do número de acessos é, assim, fundamental.

Sobre os leitores de tela

O leitor de tela é um software utilizado principalmente por pessoas cegas, que fornece informações através de síntese de voz sobre os elementos exibidos na tela do computador. Esses softwares interagem com o sistema operacional, capturando as informações apresentadas na forma de texto e transformando-as em resposta falada através de um sintetizador de voz. Para navegar utilizando um leitor de tela, o usuário faz uso de comandos pelo teclado.

O leitor de tela também pode transformar o conteúdo em informação tátil, exibida dinamicamente em Braille por um hardware chamado de linha ou display Braille,, numa iniciativa cofinanciada pelo Programa Operacional Norte 2020, através da Operação Mosteiros a Norte. Brevemente, esta solução será também aplicada a todos os sites do universo DRCN. servindo, em especial, a usuários com surdo-cegueira. Pessoas com baixa visão e pessoas com dislexia podem, igualmente, fazer uso dos leitores de tela.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,187,752