"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Inéditos de Marcel Proust vão ser publicados em março

No dia 18 de março as Edições Gallimard vão publicar inéditos de Marcel Proust esquecido durante meio século.

Um fotograma onde aparece Proust, com o habitual chapéu de coco e casaco cinzento pérola


Les Soixante-quinze feuillets
 são os inéditos de Marcel Proust que prefiguram na obra Em busca do tempo perdido, e que estiveram esquecidos durante cinco décadas, a que a editora lhe chama de "Graal Proustiano".

O editor Bernard de Fallois, que morreu em 2018, já em 1954 tinha anunciado os escritos no prefácio que redigiu para a obra de Proust Jean Santeuil.

Quase meio século depois de investigações, os manuscritos foram descobertos nos arquivos de Fallois. Entre os documentos apresentados por Suzy Mante-Proust em 1949, sobrinha de Marcel e filha de Robert Proust, figuravam igualmente Le mystérieux correspondant et autres nouvelles inédites, também de Proust e publicada pouco depois da morte de Fallois. Anteriores a Contre Saint-BeuveLes Soixante-quinze feuillets formam um texto e podem ser lidos como um todo. Terão sido escritos em 1908 e configuram as primeiras recolhas de Em busca do tempo perdido.

Alguns nomes de personagens encontrados nesta obra já aí eram mencionados. O primeiro capítulo destes folhetins -- "Uma tarde no campo" -- centra-se em torno da avó de um grande narrador e as primeiras frases dão o tom: "Tínhamos trazido as preciosas poltronas de vime para a varanda porque tinham começado a cair algumas gotas de chuva e depois de terem lutado alguns segundos nas cadeiras de ferro os meus pais vieram sentar-se no abrigo. Mas a minha avó, com os seus cabelos grisalhos ao vento, continuava a sua caminhada rápida e solitária porque ela pensava que nós estávamos no campo para apanhar ar e era uma pena não o aproveitar".

O livro foi reunido por Nathalie Mauriac e tem prefácio do biógrafo de Proust, Jean-Yves Tadié. Bernard de Fallois foi também o responsável pela revelação de um romance inédito do escritor, redigido entre 1895 e 1899, Jean Santeuil, publicado pela Gallimard em 1952, assim como pela edição de Against Sainte-Beuve, em 1954.

Este ano assinala-se os 150.º aniversário de Proust, estando prevista, para o outono de 2022, uma "grande exposição" na Biblioteca Nacional de França, para marcar o centenário da sua morte.


por Lusa in Diário de Notícias | 15 de fevereiro de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,198,660