"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Centro de Artes de Águeda promove iniciativas para o confinamento

Quase um ano depois, afetados por uma paragem forçada e conscientes da incerteza no futuro, surge novamente a necessidade de continuarmos presentes, acolhendo e promovendo a cultura e as práticas artísticas. 

Durante este tempo, recuperamos ideias e projetos que tinham ficado na gaveta. Surgiram outros. Nas próximas semanas mostraremos trabalhos que resultam dum esforço coletivo e de uma troca de ideias movidas pela Cultura.
 
Pretendemos motivar “e-ncontros” e provocar um discurso e espírito crítico, reflexivo e imaginativo. Ver para lá da cortina, perceber quem são, o que fazem e como o fazem.
 
Partindo desta premissa, o #CAA promove semanalmente: um Podcast “A Chaminé”, autóctone em toda a sua génese, que dá voz, um novo palco, um novo público, a artistas locais de Águeda e um Ciclo de Conversas “Em Palco com...” com personalidades ligadas à atividade cultural portuguesa, cujo trajeto passou ou passará pelo Centro de Artes de Águeda.
 
Olhando para o ciclo “O Desenho como Pensamento”, com curadoria de Alexandre Baptista, em particular para a exposição “Mais nada se move em cima do papel” com curadoria de Sara Antónia Matos, disponibilizamos uma visita virtual e lançamos pequenos desafios à comunidade, baseados nas obras de arte de alguns dos artistas integrantes da exposição. “Desenhar o vento” será o primeiro desafio! 
 
Por fim, apresentaremos o irmão mais crescido do CAAderno de Atividades, que saiu à rua em maio de 2020. Atividades e jogos lúdicos e informativos, relacionados com a cultura, para miúdos e graúdos. O CAAderno de Atividades traduz-se num conjunto de passatempos, que se guarda na mochila, na mala ou que se leva debaixo do braço naquele passeio… possível.
 
Haja vontade que, com tempo e pessoas, a Cultura sobrevive!"



Visita Virtual à Exposição "Mais nada se move em cima do papel"
clique para fazer a visita virtual
Convidamo-lo a conhecer "Mais nada se move em cima do papel" nesta visita virtual, com narração de Alexandre Baptista, o diretor artístico do Ciclo "O Desenho como Pensamento".
Com curadoria de Sara Antónia Matos, "Mais nada se move em cima do papel" traz ao espaço expositivo do Centro de Artes de Águeda um conjunto de trabalhos de vários artistas de renome que pretendem abordar a prática do desenho de diferentes formas, reforçando a interdisciplinaridade nela presente.
Leia aqui mais informações sobre esta Exposição.

“Desenhar”: A partir de fragmentos


O Projeto Educativo do CAA propõe aos mais pequenos que realizem alguns trabalhos plásticos relacionados com a exposição "Mais nada se move em cima do papel", do ciclo "O Desenho como Pensamento". Nesse sentido, são divulgados vídeos de curta duração com a apresentação de fragmentos visuais de obras de alguns artistas expostos, bem como orientações importantes para o desenvolvimento dos trabalhos. As crianças e jovens são convidados a enviar o resultado dos seus trabalhos para caa.educativo@cm-agueda.pt, de forma a que os possamos partilhar nas redes sociais do CAA.
Acompanhem aqui esta rubrica todas as segundas feiras às 19h30.

“A Chaminé” - Podcast

A Chaminé é, uma vez mais, um ponto de encontro para uma conversa amena e descontraída com o elenco das pessoas que criam, cultivam e vivem o nosso concelho.
O Centro de Artes de Águeda cria assim um canal virtual em formato podcast que permite partilhar as histórias da nossa cultura!!
Ouvir Episódio 1 com Paulo Zé Neto, artista multidisciplinar e multi-instrumentista, desenvolve o seu trabalho como diretor artístico, músico, compositor, ator e pedagogo.

Sintonizem-se todas as quartas feiras às 19h30 ou acompanhem aqui os episódios.

“Em Palco com ... ” - Ciclo de Conversas

Ao longo dos seus (quase) quatro anos de vida, o Centro de Artes de Águeda acolheu espetáculos de diferentes linguagens artísticas, promoveu oficinas, masterclasses e workshops, produziu exposições e, mediou, sempre, o encontro entre a cultura, a arte e as pessoas. Este bonito percurso conta com a participação de muitos intervenientes que trazem a este espaço novas abordagens e diferentes práticas artísticas. Falamos de músicos, atores, encenadores, coreógrafos e curadores que, a nosso lado, procuram democratizar o carácter transformador da arte e da cultura.
Neste momento, apesar de não os podermos receber, é muito importante que se mantenham “Em Palco”. Assim, semanalmente, será partilhada, nas redes sociais do CAA, uma entrevista com convidados muito especiais que também constroem a história do Centro de Artes de Águeda.

Marco Paiva é o primeiro convidado do ciclo "Em palco com…”. Acompanhem aqui estas conversas todos os sábados às 21h00.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,212,549