"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Metafísica da Verdadeira Felicidade" de Alain Badiou

Uma das obras essenciais do filósofo francês Alain Badiou, que identifica neste breve ensaio a felicidade como o objetivo de toda a vida filosófica.


«A felicidade é sempre fruição do impossível.»

«Toda a felicidade é uma vitória contra a finitude.»
«Uma certa dose de desespero é a condição da verdadeira felicidade.»

Neste breve ensaio, Alain Badiou revisita os principais elementos da sua filosofia, apresentando-a segundo o prisma da busca da verdadeira felicidade (como efeito produzido pela verdade na experiência de um sujeito). Na primeira parte, o autor explica porque é que esta busca, que é o objetivo de toda a vida filosófica, é hoje mais desejável do que nunca. Ao analisar os constrangimentos contemporâneos, mostra que a situação da filosofia atual é defensiva, e que isso constitui uma razão adicional para sustentar esse desejo. Na segunda parte, confronta esta visão com a dos grandes «antifilósofos» (Pascal, Rousseau, Kierkegaard, Nietzsche, Wittgenstein, Lacan), junto dos quais a filosofia encontra a dose necessária de ceticismo e provocação para evitar afundar-se no academismo. Na terceira parte, confronta-se com outra forma de crítica, aquela que preconiza que a filosofia não tem utilidade quando o que está em causa é mudar o mundo (para que as condições da verdadeira felicidade sejam finalmente acessíveis a todos). No último capítulo, o autor retoma os elementos da sua resposta à questão da «verdadeira vida», aquela que a filosofia nos promete.

Sobre o Autor
Alain Badiou (Rabat, 17 de janeiro de 1937) é um filósofo, dramaturgo e romancista francês. Licenciou-se em Filosofia na École Normale Supérieure, instituição de que é Professor Emérito, e esteve na origem da criação da Faculdade de Filosofia da Universidade de Paris VIII, juntamente com Gilles Deleuze, Michel Foucault e Jean-François Lyotard. É conhecido pela sua militância comunista e pela defesa dos migrantes ilegais. A sua obra, que ascende a mais de uma centena de publicações traduzidas em todo o mundo, coloca-o como um dos pensadores mais importantes e influentes da atualidade.

Editora: Edições 70
Coleção: Biblioteca de Filosofia Contemporânea
Categorias: Livros > Ciências Sociais e Humanas > Filosofia
Ano: 2021
ISBN: 9789724424415
Número de páginas: 106
Capa: Brochado
Agenda
Teatro

O Jantar

Botique da Cultura 29 Mar a 4 Abr 2024

Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,974,069