"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

'Fado Classique', o novo EP de Rosete Caixinha

'Fado Classique' o novo EP de Rosete Caixinha que está a fazer furor em França


Rosete Caixinha grava no Abbey Road de Paris

“Fado Classique” marca o regresso de Rosete Caixinha às origens. Depois de várias incursões em géneros musicais como o Jazz, Blues e Bossa Nova, a finalista do programa Operação Triunfo - programa de enorme sucesso que recriou a primeira escola de música numa estação de televisão - aposta agora num disco que junta a sonoridade tradicional do fado à magia de um quarteto de cordas, composto por Mathilde Borsarello, Alix Catinchi, Alexandra Brown e Caroline Boita, e conta com arranjos do compositor José Martins. Uma união de duas estéticas musicais que o farão viajar além fronteiras.

Como qualquer história, tudo começa com um encontro. A partir daí, dois universos e dois repertórios entrelaçam-se, questionam-se e combinam-se para explorar e criar um projeto que re-visita um estilo emblemático em Portugal - o Fado - e que o dá a conhecer pela voz de Rosete Caixinha que, na verdade, assina mesmo algumas das composições.

“A minha escolha recaiu sobre músicos de um universo clássico combinado com as minhas raízes portuguesas e a minha voz para criar uma estética única. Esta colaboração artística dá origem a uma poesia musical singular.” 

Conheça o clip do primeiro Single, “Pés Descalços” do EP 'Fado Classique', editado pela Bly Music Group, e disponível nas plataformas digitais. 



Rosete Caixinha

Rosete Caixinha é uma cantora e compositora de origem portuguesa. Aos 19 anos ingressou no curso de canto lírico na Kassel Academy of Music na Alemanha, enquanto fazia aulas particulares com Janus Niziolek. Dando continuidade aos seus estudos na Berlin Musical School Artisstudio sob a direção de David Lane, em 2001, Rosete Caixinha matriculou-se na Lisbon Jazz School que lhe proporcionou aulas de canto, improvisação e de história do jazz. Finalista do programa televisivo “Operação Triunfo” em 2003, Rosete faz uma digressão e grava o disco 'Acreditar' com os concorrentes do programa com a Sony BMG, galardoado com disco de platina em Portugal.

Em 2004, Rosete teve a honra de representar o seu país na cerimónia da ONU nos Estados Unidos. Em 2005 integrou o musical Menina do Mar, com produção de Filipe La Feria, no teatro Sá Da Bandeira, no Porto. Seguiram-se mais dois espectáculos, “É só Rir” e “Vamos Contar Mentiras”.

Sempre em busca de novas experiências, em 2010, Rosete aceitou um contrato internacional de 6 meses na Ásia com a Classic International Cruises.

Em 2011 matriculou-se num curso de professores de canto moderno em Londres e foi colocada, como professora, na escola Music Factory no Luxemburgo, onde leccionou até 2015. É 2016 o ano que marca a mudança de Rosete Caixinha para Paris, onde foi convidada a integrar a equipa artística do Edilson Show Paris. Seguiram-se mais dois anos de apresentações no Astoria.

Mais recentemente, Rosete Caixinha participou no programa All Together Now em França, apresentado por Éric Antoine. 

 

Discografia 

Em 2008, em Portugal, participou no álbum 'Projecto Fuga 01', vencedor do prémio “Talento do ano SPA 2007/2008” .
Em 2011, Rosete assinou 2 Singles com a Universal Music França: RLS feat Rose 'Close to heaven' e 'Waiting for the Sun'. Em 2017 gravou 'Rose&Blues', álbum de covers de canções e composições francesas no universo Blues, Jazz e Bossa Nova.
Em 2020  a vontade de voltar às raízes ecoa mais alto e Rosete regressa aos originais com o EP , 'Fado Classique', um projecto de Fado acompanhado por um quarteto de cordas que, depois do sucesso em França, apresenta agora em Portugal.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,153,713