"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Câmara de Famalicão investe mais de 200 mil euros no apoio à cultura

Depois do anúncio da segunda edição do programa “Há Cultura em casa” para valorizar os artistas locais e preservar a dinâmica cultural do concelho, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai aprovar a atribuição de apoios financeiros no valor total de 202.500 euros a mais de uma dezena de associações culturais e artísticas do concelho para projetos de dinamização cultural.


A medida visa apoiar um conjunto diversificado de associações e artistas locais, desde ranchos folclóricos e etnográficos, grupos musicais e bandas marciais, associações de artes performativas, teatro, circo e patrimoniais.

Assim de acordo com a proposta serão atribuídos os seguintes apoios. À Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Marinha de Gondifelos será concedido um subsidio no valor de 25 mil euros com vista à comparticipação nos custos de restauro do órgão de tubos da igreja. À Associação Cultural e Desportiva São Martinho de Brufe, ao Rancho Folclórico de Oliveira Santa Maria e ao Grupo Infantil e Juvenil de Danças e Cantares de Joane, será a atribuída a verba de dois mil euros a cada uma. O Orfeão Famalicense irá receber um apoio de dois mil euros e a Tusefa de 1.500 euros. A Banda Marcial de Arnoso e a Sociedade Artística e Musical de Riba de Ave irão beneficiar de um apoio de 14 mil euros cada para ajuda à dinâmica das suas atividades. O Inac – Instituto Nacional de Artes do Circo e o Teatro da Didascália irão receber um apoio de 40 mil euros cada para ajuda ao seu plano de atividades culturais e artísticas. A Associação Cultural Cão Danado irá, por sua vez, beneficiar de uma verba de 30 mil euros. E por fim será atribuído um subsídio no valor de 30 mil euros ao Museu do Automóvel de Vila Nova de Famalicão.

Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, tratam-se de “apoios fundamentais para que as associações possam continuar a desenvolver o seu trabalho cultural e artístico de grande importância para as comunidades e para o concelho, numa altura tão difícil para todos”. Por outro lado, com estes apoios a autarquia famalicense pretende “preservar e valorizar, numa perspetiva de solidariedade e coesão, tanto a riqueza como a dinâmica das atividades que têm pautado a vida cultural de Famalicão”.

Recorde-se que ainda na semana passada, a autarquia anunciou a segunda edição do programa “Há Cultura em Casa”, que vai arrancar em março e pretende por um lado promover o acesso a atividades culturais neste período de confinamento, e por outro lado valorizar e apoiar os artistas locais preservando a dinâmica cultural do concelho.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,901,318