"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"A Força da Não-Violência" de Judith Butler

Voz maior da terceira vaga do feminismo, Butler defende que, ao contrário do que se pensa, a não-violência é, na verdade, uma tática política coletiva astuciosa e até agressiva.


Para a principal teórica da corrente feminista hoje dominante, a não-violência é vista como uma prática passiva que emana de uma região serena da alma, quando, na verdade, é uma posição ética dentro do espetro do campo político.
A luta através da não-violência é travada por movimentos de transformação social que reconhecem que a interdependência da vida está na base de qualquer igualdade política ou social.

Sobre a Autora
Judith Butler (n. 1956), filósofa pós-estruturalista e ativista política americana, é a mais destacada feminista da atualidade. Tem contribuído decisivamente para as áreas dos estudos de género, teoria queer, filosofia política e ética. Em 2012 venceu o Prémio Theodor W. Adorno pelo seu extraordinário contributo na área da filosofia.

Edições 70
Agenda
Exposições

"Gyres"

Galeria Zé dos Bois 16 Set a15 Nov

Ver mais eventos
Visitas
61,329,803
>