"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Câmara de Loulé realiza obras de reabilitação na Igreja Matriz

Já se encontram a decorrer as obras de reabilitação da Igreja Matriz de Loulé, classificado como Monumento Nacional e um dos mais emblemáticos edifícios eclesiásticos do concelho.


Numa altura em que já estão concluídos os trabalhos referentes ao restauro do pórtico, arrancam agora os trabalhos de conservação arquitetónica, num valor total de mais de 890 mil euros, que visam a recuperação e beneficiação do edifício resolvendo as anomalias construtivas, funcionais, higiénicas e de segurança acumuladas ao longo dos anos. Estes trabalhos incidem sobre as fachadas, coberturas, infraestruturas e torre sineira.

Recorde-se que, ao longo dos últimos anos, também os retábulos e altares desta Igreja têm vindo a ser restaurados.

Esta é uma obra de grande importância para Loulé não só do ponto de vista patrimonial, mas porque esta Igreja constitui o principal local de culto para a comunidade católica da cidade, seja em termos de realização de casamentos, funerais ou comunhões. Nos últimos anos esta igreja tem sido palco de concertos ligados à música clássica, nomeadamente durante o Festival MED ou nos Encontros de Música Antiga.

Localizada no Largo do Batalhão dos Sapadores dos Caminhos de Ferro na zona mais a sul do casco histórico de Loulé, junto à porta de Faro da muralha medieval, a Igreja Matriz de Loulé ou a Igreja de S. Clemente foi construída possivelmente no local ocupado pela mesquita de Al’-Ulyà, na segunda metade do século XIII. De estilo gótico meridional, a igreja mantém a traça original, tendo-lhe sido acrescentadas capelas laterais de estilo manuelino, no século XVI.

A intervenção na Igreja Matriz de Loulé enquadra-se na política de recuperação e valorização do património arquitetónico e religioso do concelho e pretende dignificar aquele que é um ex-líbris da cidade de Loulé.

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,966,028