"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Nova Iorque cabe toda em Alhandra

"No Táxi do Jack" foi exibido ontem no Forum, secção paralela de Berlim, e é uma confirmação da internacionalização da realizadora Susana Nobre.

 

Alhandra e Nova Iorque, cidades gémeas na ironia de Joaquim Calçada, Jack, para os amigos. Com um cabelo billy a emular Elvis, esta é uma personagem de cinema pura, alguém que traz o passado de taxista de Nova Iorque para um presente onde tenta chegar à reforma enquanto procura carimbos de procura de emprego ao abrigo do programa Novas Oportunidades para cidadãos mais idosos. Tudo é real, mas também tudo é ficção neste cinema de verdade de Susana Nobre. "No Táxi do Jack" foi exibido ontem no Forum, secção paralela de Berlim, e é uma confirmação da internacionalização desta cineasta lisboeta depois de "Provas, Exorcismos" (Quinzena de Cannes, 2015) e "Tempo Comum" (Roterdão, 2018). 

O melhor desta boleia é nunca olhar para o retratado como "figura cromo" e aí a câmara respeita-o dos pés à cabeça. Na essência, este retrato é uma prova da dignidade de um homem cuja verdade permite flashbacks até à sua aventura americana e a um amontoar de pequenas histórias que o tornam muito próximo de uma essência portuguesa. Depois, pormenor fundamental, Susana Nobre filma uma paisagem, toda a área de Alhandra e Vila Franca de Xira, com uma intuição muito própria e planos elaborados e muitíssimo bem pensados. Isso e uma escala humana à Kaurismaki tornam "No Táxi do Jack" num objeto curioso e sem espalhafatos no qual a encenação de situações do dia-a-dia ganha uma espécie de matéria de sonho, lado a lado com um irreal nostálgico.




por Rui Pedro Tendinha, in Diário de Notícias | 2 de março de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,199,704