"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Prémio Arte Jovem Fundação Millennium BCP 2021

O Carpe Diem Arte e Pesquisa (CDAP), o Manicómio, o Centro Português de Serigrafia, a Associação Inter.meada, a Abreu Advogados, a Galeria This is Not White Cub, o LACS, a Mexto Property Investment e o projeto Not a Museum lançam com o apoio da Fundação Millennium bcp, um concurso-prémio dirigido a alunos dos cursos de artes visuais finalistas em 2021.


O concurso tem como objetivos:

- Dar a conhecer as mais recentes propostas dos artistas que acabam de entrar no mundo da arte proporcionando, assim, uma visão mais alargada da produção artística nacional;
- Criar a oportunidade para a realização da primeira exposição de apresentação de trabalho, com acompanhamento curatorial, vendas e catálogo;
- Propor uma dinâmica mais competitiva entre as escolas nacionais;
- Cativar o mercado da arte, criando novas possibilidades de aquisição por colecionadores;
- Criar novos meios de divulgação e financiamento das atividades do CDAP, revertendo parte das vendas a favor da referida associação cultural;
- Atribuir prémios que promovam a continuidade da formação artística;
- Apresentar novos talentos do projeto Manicómio.

As candidaturas deverão ser enviadas para o e-mail info@carpe.pt até às 23h59 do dia 28 de maio de 2021.
Consulta do regulamento aqui.

A lista dos artistas selecionados será anunciada na última semana de junho no site www.carpe.pt, na página do Facebook do CDAP e da Fundação Millennium bcp. (https://www.facebook.com/carpe.diem.a.p/)

A exposição realizar-se-á em outubro de 2021 no espaço do Not a Museum na Rua Castilho 3, em Lisboa.

Júri
As obras a concurso serão avaliadas pelo júri constituído por Ana Marin Gaspar (Colecionadora), Pedro Vaz (artista plástico) e Miguel Honrado (Presidente da Orquestra Metropolitana de Lisboa), que avaliará as propostas e fará uma escolha das obras para a exposição a realizar e prémios a atribuir.

Prémio
Os artistas selecionados serão premiados pela relevância e qualidade do seu trabalho. Para além da exposição coletiva realizada no Not a Museum, os prémios este ano são:
 
-  Viagem a Madrid na altura das feiras de arte (Prémio Millennium bcp);
- Aquisição de uma obra para a Coleção da Fundação Millennium Bcp (Prémio Millennium bcp);
- Residência artística nas oficinas do Centro Português de Serigrafia em Lisboa;
- Residência artística no programa da Associação Inter.meada localizada no Alvito, Alentejo;
- Residência no programa da galeria This is Not a White Cube, em Lisboa;
- Exposição Individual nos escritórios da Abreu Advogados em Lisboa;
- Aquisição por parte de um colecionador privado;
- Integração na Coleção Itinerante dos múltiplos do CDAP.
- Mural LACS

Carpe Diem Arte e Pesquisa 
O Carpe Diem Arte e Pesquisa (CDAP) é um projeto de produção cultural transversal de arte contemporânea que visa propor novas direções na praxis da curadoria e na produção de cultura contemporânea. É um projeto sem fins lucrativos, vocacionado para a experimentação. Esta experimentação passa pela definição e execução das linhas curatoriais, que se alteram de acordo com o contexto existente, no sentido de depender: da proposta do artista, do financiamento desta e da sua adequação ao espaço.

Fundação Millennium bcp 
A Fundação Millennium bcp assume-se como agente de criação de valor na sociedade, nas diversas áreas da sua intervenção, assumindo um claro compromisso de apoio ao desenvolvimento das comunidades em que se insere.
Nesse sentido, procura apoiar várias iniciativas que alinhem com os valores do Millennium bcp e simultaneamente satisfaçam algumas das principais necessidades identificadas nestas três áreas de atuação - Cultura, Ciência e Conhecimento e Solidariedade Social – em Portugal e noutros países onde o Millennium bcp desenvolve a sua atividade.

Email: info@carpe.pt
Site: www.carpe.pt
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,177,723