"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Cantamos Nós! - O património imaterial nas vozes dos jovens das escolas

A Associação Cultural e Pedagógica Ponte...nas ondas!, que vem de cumprir 25 anos de atividade com o património imaterial comum a portugueses e galegos, lança um novo projeto: CANTAMOS NÓS!


Escolas dos concelhos da fronteira da Galiza e Portugal estão convidadas a participar no projeto CANTAMOS NÓS! que se concretizará na edição de um livro CD e um documentário protagonizado por alunos de escolas primarias e secundárias junto com pessoas portadoras do património imaterial que também vão oferecer mostras representativas dos seus saberes.

Propõe-se que cada escola prepare, com a colaboração de músicos e professores, um tema musical tradicional para ser reinterpretado novamente e gravado ao vivo. Ao mesmo tempo em cada concelho gravara-se uma expressão do património imaterial do concelho para incluir no documentário.

Ainda que a pandemia tem alterado os prazos previstos, as escolas já confirmaram a sua participação e já estão a trabalhar com os arranjos dos temas musicais que serão interpretados pelos alunos que também podem participar com instrumentos. Músicos e artistas galegos e portugueses participarão nas gravações junto com os jovens das escolas.

As gravações vão ser realizadas nas escolas e nos concelhos por uma equipa profissional respeitando todas as medidas de seguridade e os protocolos antiCovid.

Em 2005, Ponte...nas ondas! promoveu e editou o projeto “ Meninos cantores “ onde participaram 17 escolas entre Vigo e o Porto e que teve um grande sucesso. Apresentou-se na Casa da Música num espetáculo ao vivo. No site 
www.meninoscantores.com podem ver-se alguns dos trabalhos e também um avanço do que será “Cantamos nós!”

Contando com a ajuda do Xacobeo 21 e com as escolas que estão perto de algum dos caminhos a Santiago, vão-se recolher testemunhos sobre o caminho como espaço de diálogo e intercambio. 

Mais info: ondas@pontenasondas.org
www.meninoscantores.com

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,192,381