"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Intervenção na Igreja de Torre de Moncorvo

A igreja matriz de Torre de Moncorvo é um legado arquitetónico e artístico notável de grande valor patrimonial que integra no seu interior um valioso espólio.


Foi aprovada a candidatura apresentada pela Direção Regional de Cultura do Norte, ao Aviso Património Cultural-Infraestrutural do Programa Operacional Norte 2020, para intervenção de conservação e restauro da Igreja Matriz de Torre de Moncorvo, com um investimento total superior a 200 Mil Euros.

O imóvel apresenta problemas de conservação bastante generalizados, com grande incidência na degradação do granito, mas consideram-se especialmente preocupantes as manifestações presentes nos portais uma vez que colocam em risco a sua expressão decorativa, bem como a própria funcionalidade dos vãos.  A presente candidatura prevê efetuar uma intervenção de reabilitação, restauro e consolidação do edificado; realizar os trabalhos de conservação e restauro do espólio artístico integrado; melhorar as condições de acessibilidade e visita.

Pretende-se assim que a intervenção na Igreja de Torre de Moncorvo, para além de se constituir como uma ação de salvaguarda efetiva do imóvel, melhore e reforce o interesse turístico da região conduzindo-a para ser cada vez mais um polo de atração e formação de públicos variados.

São várias as atividades a desenvolver na área da reabilitação e restauro da Igreja, abarcando essencialmente a capela-mor e os absidíolos, mas também o espaço do alpendre sul e as portas.

Reabilitação do alpendre sul e das portas  
As atuais condições da capela-mor permitem que se realize uma operação de conservação e restauro das pinturas murais dos tetos e paredes laterais, mas também de todas as restantes presentes no arco cruzeiro e nos absidíolos.

Conservação e restauro das pinturas murais da capela-mor
Em simultâneo propõe-se uma empreitada de conservação e restauro do corpo do alpendre lateral sul com vista a sanar as causas da sua degradação e travar o processo de deterioração do portal em perda iminente e constante.

Mapeamento das deteriorações da pedra existentes nos portais
Será ainda efetuado um estudo/ diagnóstico sobre o estado de conservação da pedra nos 3 portais do edifício: principal, norte e sul, com o objetivo de preparar uma futura intervenção de conservação e restauro.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,864,839