"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Um guia de preparação para os desafios mentais da gravidez e do parto

Este livro nasce de uma conversa entre duas amigas: uma recém-mãe e uma médica da área da Psiquiatria.


Das suas experiências pessoais e profissionais, Margarida Albuquerque e Gisela Guedes sentiram que faltava falar honestamente sobre o lado emocional e, por vezes, menos cor-de-rosa da maternidade.

Em O Lado Emocional da Maternidade, as autoras mostram-lhe como superar as dificuldades do período de gestação e dos meses que se seguem ao parto, que são difíceis, complexos e repletos de desafios.

NESTE GUIA INDISPENSÁVEL, VAI ENCONTRAR: 

• dicas para perceber se está pronta para engravidar;
• conselhos para compreender e enfrentar os desafios emocionais de cada trimestre da gravidez;
• as mudanças psicológicas expectáveis durante a gravidez e o pós-parto;
• os sinais de alarme a que deve estar atenta, bem como formas de pedir ajuda;
• confidências de outras grávidas e recém-mães;
• os desafios do regresso ao trabalho e da descoberta do seu novo papel no mundo;
• um plano de pós-parto;
• e ainda práticas de yoga, com posturas físicas, respiração e meditação!

«E pouco a pouco, desaparecemos. Desaparece a nossa identidade, desaparece a nossa vontade, desaparece o nosso tempo. (…) Tudo o que pensamos, comemos, vestimos, falamos, tem como epicentro o bebé e as suas necessidades. Há que encontrar o nosso Eu na aventura da maternidade.» TESTEMUNHO DE UMA MÃE

Margarida Albuquerque nasceu em Lisboa, em 1991. Médica, com uma formação em Psiquiatria Perinatal, integra atualmente o Departamento de Saúde Mental do Hospital de Cascais onde está a realizar a especialidade em Psiquiatria. Coordena ainda um projeto da ONG Portuguesa Mundo a Sorrir, de promoção e capacitação em Saúde Mental na Guiné-Bissau.

Gisela Guedes nasceu no Porto, em 1982. Formada em Economia e com uma pós-graduação em Marketing, a gestora e, mais recentemente, analista de risco, dedica-se também à prática de yoga há mais de dez anos, sendo formadora para crianças.

Tem formação em Programação Neurolinguística. Colaborou na escrita de artigos para as revistas Cais e Progredir. Tornou-se mãe recém-nascida em dezembro de 2018.

Título: O lado emocional da maternidade
Subtítulo: Um guia de preparação para os desafios mentais da gravidez e do parto
A autoras: Margarida Albuquerque e Gisela Guedes 
Género: Família e parentalidade
Nº de páginas: 256
Editora Manuscrito

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,198,751