"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Rão Kyao regressa com lançamento de novo álbum

O final de 2021 ficará marcado pelo regresso de Rão Kyao aos palcos, digressão que se segue ao lançamento mundial de um novo álbum, previsto para o próximo mês de maio. 


Este álbum intitula-se 
Gandhi – Um Português Homenageia Gandhi e é uma homenagem ao líder indiano Mahatma Gandhi (1869-1948), por altura das celebrações dos 150 anos do seu nascimento. Um homem da espiritualidade que focava a sua atenção nos seres humanos e na natureza. Que sabia olhar para dentro e para o que nos rodeia. “Estava à frente do tempo. Continua um futurista. A sua filosofia é aquilo que precisamos para este tempo”, refere Rão Kyao.

O primeiro single chegou, dia 4 de março e intitula-se respeito pela natureza, o single onde faz uso da sua experiência de décadas para tocar um público transgeracional, através de uma música instrumental capaz de nos fazer viajar até à Índia, sem que em nenhum momento saiamos das texturas e ritmos de Portugal, numa viagem que é, afinal, ao nosso interior. Música pacificadora, mas ativa e encantatória, como a filosofia de Gandhi.

Gandhi – Um Português Homenageia Gandhi nasceu de um desafio lançado pelas entidades oficiais da Índia a 124 países. Cada um destes países teria de escolher um músico que recriasse Vaishnav Jan to Tene Kahiye, o tema que Gandhi mais ouvia e que se foi transformando numa espécie de hino não oficial da nação indiana.

“Foi então que a embaixada da Índia me contactou para conceber uma versão desse tema, a partir do facto de ter estudado lá dez anos e da minha música ter influências indianas”, afirma Rão Kyao. Depois de ter finalizado a recriação, obteve uma reação imediata, que não deixa de ser inesperada por parte do primeiro ministro da Índia, Narendra Modi que o referenciou e publicou em todas as suas redes sociais.

Este foi apenas o primeiro passo. Sendo Rão Kyao um compositor e flautista português, cuja música respira tanto universalidade como portugalidade. Sendo a sua música um convite para mergulharmos em nós próprios, para estarmos mais atentos aos outros e ao que nos circunda. Este era o momento em que Rão Kyao mergulhava, ainda mais fundo, na atualidade do pensamento de Gandhi, para conceber todo um álbum.

A espiritualidade, a interculturalidade, o sentido ecológico e a sua música meditativa, fazem de Rão Kyao, tantos anos depois, uma figura profundamente contemporânea. Exatamente como Gandhi que agora homenageia. 

Sobre Rão Kyao
Rão Kyao oferece uma obra de alguém que partiu do jazz mais ambiental e daí atirou-se ao mundo, do Oriente a África, da Europa às Américas, munido de flautas de bambu. Um embaixador da alma portuguesa. Uma carreira de mais de 50 anos, com muitos discos, como o sucesso de Fado Bailado (1983), imensos encontros e colaborações, muitas aprendizagens (estudou com mestres da música indiana, apresentou-se à frente de orquestras chinesas e gravou com expoentes do flamenco) e inspirações (do fado ao flamenco exposto em Delírios Ibéricos com os espanhóis Ketama), que o tornam no mais universal dos músicos portugueses. Nos últimos vinte anos não parou, recolhendo os elogios da crítica e os favores do público com trabalhos como Fado Virado a Nascente (2001), Porto Alto (2004) ou Coisas Que a Gente Sente (2012), sempre em trânsito pelo mundo, ao mesmo tempo que conquistava honrarias como a Ordem do Infante D. Henrique, atribuída em 2007, ou a comenda da Academia das Artes e Ciências de Paris, em 2011, atribuída pelo estado francês.  

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,922,315