"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Portugal faz-se representar na Bienal de Arquitetura de Veneza com uma exposição e nove debates

Calendário das sessões propostas pelo atelier depA começa já no dia 14 e vai até setembro, entre Veneza, Lisboa e Porto.

A situação da habitação em Lisboa é o tema da primeira sessão do programa In Conflict_Daniel Rocha

Confirmadas que se mantêm as datas da 17.ª edição da Bienal de Arquitetura de Veneza – que, depois de dois adiamentos, está agora apontada para decorrer entre 22 de maio e 21 de novembro –, o depA, atelier responsável pela representação portuguesa no evento, divulgou o calendário definitivo dos debates que vão acompanhar a exposição In Conflict.

Às seis sessões já anunciadas no passado mês de novembro, e resultantes da open call lançada pelo atelier portuense, a equipa formada pelos arquitetos Carlos Azevedo, João Crisóstomo e Luís Sobral acrescentou agora mais três debates com a sua própria curadoria, que decorrerão presencialmente em Veneza, Lisboa e Porto.

O primeiro trio de sessões vai realizar-se ainda antes da abertura oficial da bienal, e – a pensar no contexto de restrições que, em Itália como noutros países europeus, decorrem da pandemia da covid-19 – acontecerá online, em três domingos do corrente mês de março e de abril, sempre às 18h30.

No dia 14, a arquiteta e deputada Filipa Roseta, a arquiteta Inês Lobo, o geógrafo Luís Mendes e o vereador da Câmara Municipal de Lisboa Ricardo Veludo participam num debate sobre as estratégias futuras para a habitação na capital portuguesa. A sessão será organizada e moderada por Gennaro Giacalone, Margarida Leão & João Romão.

No dia 28, sob o mote Instant City, os arquitetos Manuel Herz e Maria Neto e o antropólogo Michel Agier vão explorar o papel da arquitetura nas construções de emergência para abrigar populações refugiadas. A moderação caberá a Bernardo Amaral e Carlos Machado e Moura.

O terceiro debate online acontecerá a 11 de abril: sob o título Lines of Violence, Patrícia Robalo dinamizará uma discussão sobre a produção do conflito na contemporaneidade, em que participam os arquitetos Aitor Varea Oro e Lígia Nunes, a programadora Ana Bigotte Vieira, a investigadora Helena Barbosa Amaro, o tradutor Nuno Leão e ainda Sandra Lang, construtora de violinos.

Será depois a 22 de maio, dia da inauguração oficial da 17.ª Bienal, que o Palácio Giustinian Lolin, sede da representação portuguesa, irá acolher a primeira das suas sessões presenciais: Ângela Ferreira, Gérard Lambert, Paulo Tavares e Rui Mendes, com moderação de Fernanda Fragateiro e Jorge Carvalho, abordam o tema No state council; um dia depois, intervêm Cátia Faria, Isabel Gutiérrez Sánchez, Mariana Pestana e o atelier espanhol Husos, com moderação dos espanhóis António Giráldez Lópes e Pablo Ibáñez Ferrera (Bartlebooth).

Em junho, o espaço de debate será o Palácio Sinel de Cordes, sob a chancela da Trienal de Arquitetura de Lisboa, com sessões nos dias 16 e 17. No primeiro, Álvaro Domingues, Helena Roseta, Joana Couceiro e Sónia Alves abordarão de novo o tema da habitação coletiva, com moderação de Samuel de Brito Gonçalves; Domestic matters é o mote da sessão seguinte, com representantes dos ateliers b+ (Alemanha) e Lacol (Espanha), e moderação de Anna Puigjaner e Moisés Puente.

Já depois do Verão, o programa In Conflict passa para o Porto, com o Mira Fórum a acolher duas novas sessões de debate, no fim-de-semana de 18 e 19 de setembro. “Descolonizar a cidade” é o desafio para a primeira, com a participação de Dori Nigro, Marta Lança e Paulo Moreira, e organização de Ana Jara e Miguel Cardina; finalmente, Ana Naomi de Sousa, José António Pinto e Marina Otero Verzier serão questionados por Francisco Calheiros e Maria Trabulo sobre os processos de luta dentro do conflito.

“O papel da arquitetura nas políticas de habitação e de construção de infra-estruturas, o desenho de práticas espaciais de cuidados e as questões domésticas contemporâneas, a descolonização das cidades e a arquitetura dos campos de refugiados são alguns dos temas que estarão em cima da mesa” nestes eventos, diz a equipa dos depA no comunicado em que apresenta o seu calendário.

In Conflict, recorde-se, é o tema da representação portuguesa, que terá como base uma exposição com “uma seleção de processos da arquitetura nacional no pós-25 de Abril [de 1974] pautados por um amplo debate público e pelo envolvimento dos poderes políticos, da imprensa e da sociedade civil”.

Já o mote genérico da bienal está sintetizado na pergunta do seu curador principal, Hashim A. Sarkis, Como vamos viver juntos? O arquiteto libanês e atual diretor da Escola de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, citado no site da bienal veneziana, explicita-o assim: “O mundo está a colocar novos desafios à arquitetura. Estou ansioso por começar a trabalhar com os arquitetos de todo o mundo para pensarmos juntos como vamos enfrentá-los.”

Sobre a possibilidade de o atual calendário se cumprir efetivamente, neste contexto de pandemia prolongada, Carlos Azevedo diz ao PÚBLICO que a sua equipa tem estado em contacto com a organização da bienal e com os seus comissários. “Sabemos que ela se mantém marcada nas datas anunciadas no final do ano passado, e estamos a trabalhar para isso”, acrescenta o arquiteto.


por Sérgio C. Andrade in Público | 5 de março de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,923,236