"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Mealhada vai criar centro de visitantes no Palace Hotel do Bussaco

A antiga garagem do Palace, situada junto aos jardins do hotel, será convertida num espaço multisserviços de apoio ao visitante, com loja, cafetaria, instalações sanitárias (para pessoal e para visitantes) e sala polivalente, com uma valência de carácter expositivo e lúdico.


O concurso, que define como preço base 980 mil euros, aos quais acresce IVA a 6%, totalizando 1 milhão e 38 mil euros, tem o prazo de execução de um ano.

Tal como o restante património existente na Mata Nacional do Bussaco, a antiga garagem é propriedade do Estado Português e concedida em regime de usufruto à Fundação Mata do Bussaco. Por força do Protocolo de Colaboração outorgado, a 5 de junho de 2020, com a Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC), cabe à Câmara da Mealhada a execução da empreitada, tal como, de resto, já sucedeu com a recuperação do Convento de Santa Cruz e capelinhas da via-sacra.

De acordo com o referido protocolo, “o Município da Mealhada compromete-se a executar o projeto de recuperação [da antiga garagem do Palace Hotel do Bussaco] assumindo, para esse efeito, o papel de dono da obra”, competindo à DRCC “prestar o apoio técnico necessário, quer na fase do lançamento dos procedimentos pré-contratuais inerentes à realização da intervenção, quer na fase de acompanhamento da respetiva execução”. A empreitada insere-se na candidatura apresentada no âmbito do Aviso n.º Centro-14-2016-01, domínio sustentabilidade e eficiência no uso de recursos do programa Centro 2020.

“É mais um passo que damos para a requalificação e preservação de todo o espólio que temos na Mata do Bussaco e melhorando, significativamente, os espaços de acolhimento ao visitante, proporcionando-lhe uma melhor experiência”, sublinha Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada. “Estamos na lista indicativa da UNESCO e a trabalhar, já há algum tempo, para apresentar uma candidatura do “Deserto dos Carmelitas Descalços e Conjunto Edificado do Palace do Bussaco” à classificação de Património Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Estas obras na antiga garagem do Palácio do Bussaco só vêm reforçar ainda mais o incomensurável valor cultural, histórico, patrimonial, religioso, militar e natural existente nos 105 hectares da Mata Nacional do Bussaco”, afirma o autarca Rui Marqueiro.

Fonte: Câmara Municipal da Mealhada

Agenda
Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,975,148