"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Cientista Ilaria Capua explica aos mais novos o que são os vírus

laria Capua, reconhecida cientista italiana, é veterinária de profissão e virologista por paixão e trabalha há mais de 30 anos na área da virologia, dirigindo grupos de investigação no segmento do potencial epidémico das doenças transmissíveis de animais para humanos.


Neste livro interativo, ilustrado por Ilaria Faccioli,  Ilaria Capua explica aos mais novos o que são os vírus e como devemos lidar com eles apresentando ferramentas que pais e educadores podem utilizar para ajudar os mais novos a lidar com a pandemia.

Sinopse
Um livro interativo, repleto de curiosidades para descobrir atrás das abas, em que pela primeira vez uma reconhecida cientista explica aos mais novos o que são os vírus e como se deve lidar com eles. Partindo de uma história simples, altamente pedagógica e que não podia fazer mais sentido nos tempos que correm, os leitores tomam contacto com conteúdos científicos que lhes permitirão enfrentar e prevenir, sem medo, futuras situações de emergência semelhantes à causada pelo novo coronavírus.

Sobre as autoras

ILARIA CAPUA nasceu em Roma, Itália, em 1966. Atualmente é professora e diretora do One Health Center of Excellence na Universidade da Flórida, EUA. Sendo veterinária de formação e virologista por paixão, há mais de 30 anos que trabalha na área da virologia, dirigindo grupos de investigação no segmento do potencial epidémico das doenças transmissíveis de animais para humanos. Ficou mundialmente conhecida pelo seu contributo no âmbito do vírus H5N1, causador da chamada gripe das aves, contributo esse que levou a uma mudança de paradigma na abordagem às doenças epidémicas. Segundo ela, a partilha internacional e em tempo real da informação genética sobre o vírus em estudo é parte essencial da luta contra o mesmo. É também defensora do conceito de “saúde circular”, que coloca o ser humano no centro da promoção da sua saúde promovendo a saúde do ambiente, dos animais e das plantas. Já foi membro do Parlamento Italiano, é cronista e autora prolífica de artigos científicos e livros na sua área de profissionalização, e destacar-se-á sempre como uma voz ativa em prol da comunicação científica eficaz e também da liderança feminina na área da ciência. Na sua carreira, conta já com as seguintes distinções: Scientific American 50 Award (2007), Seed’s Revolutionary Minds (2008), Penn Vet World Leadership in Animal Health Award (2011), Gordon Memorial Medal (2012) e ESCMID Excellence Award for Clinical Microbiology and Infectious Diseases (2014). Em 2019 recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela sua alma mater, a Universidade de Perúgia.

ILARIA FACCIOLI é ilustradora e designer gráfica. É a partir de Milão que trabalha para editoras de todo o mundo, combinando a sua imaginação e criatividade com as mais variadas técnicas artísticas.

Ficha do Livro
Título: Cucu, Máscara!
Nº págs: 20
ISBN: 978-989-23-4977-0
PVP C/ IVA 11,90€
LeYa | ASA 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,916,959