"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Programa Atlantis" transforma o oceano nas novas salas de aula

Depois da Expedição “Açores Atlantis 2019” realizada pela Oceans and Flow, nasce o “Programa Atlantis”, uma proposta educativa para jovens em ambiente escolar que promove, de uma forma inovadora e pioneira em Portugal, a Literacia do Oceano, a partir da combinação do mergulho livre com educação ecológica e desenvolvimento humano.


Os participantes desta primeira edição consistem num grupo de 21 alunos do 8º ano da Escola Básica Navegador Rodrigues Soromenho. No entanto, todos os 470 alunos e a comunidade local irão beneficiar da implementação do projeto coletivo na escola. Ao apostar numa forte componente prática, este programa tem como base metodológica três pilares: Jogo OásisFreediving e Ecologia Profunda. O primeiro é uma ferramenta de desenvolvimento humano e social. Trata-se de um jogo social de mobilização de um grupo de alunos que, através dos seus talentos e de forma colaborativa, desenvolvem um projeto para implementar na própria comunidade. Por sua vez, o Freediving consiste na iniciação ao mergulho em apneia de forma a desenvolver várias capacidades físicas e mentais, ao mesmo tempo que se conhece a biodiversidade marinha. E por fim, a Ecologia Profunda como visão da interdependência de todos os seres e a noção de que não existe separação entre Natureza e seres humanos.

O grande diferencial do “Programa Atlantis” é a aposta na educação vivenciada que traz aos alunos não só a esperança e inspiração num momento desafiante como o que vivemos, como permite também saberem o que podem fazer para preservar e diminuir o impacto nos ambientes marinhos. Nesse sentido, os alunos vão ainda participar numa visita às pradarias marinhas do Sado e na ação de limpeza da praia.

O “Programa Atlantis” desdobra-se ainda em ações e eventos abertos à comunidade no Ocean Talks, um evento de palestras online com oito especialistas convidados, que irão partilhar a sua relação com o mar, os seus projetos e outras histórias ligadas ao oceano; oWorkshop “De Corpo e Alga”que, com a ajuda de um biólogo marinho, convida os participantes a recolher algas do mar para saber mais sobre o seu valor nutricional e como podem ser cozinhadas e incluídas na dieta alimentar. O “Programa Atlantis” termina com uma Exposição na marginal da Avenida 25 de Abril, em Sesimbra, com fotografias de todas as etapas do projeto, numa galeria ao ar livre.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,222,855