"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Publicado o primeiro Guia de Peixes de Água Doce e Migradores de Portugal Continental

Um projeto coordenado por Maria João Collares-Pereira, professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Investigadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais.


O guia, realizado em coautoria com outros investigadores portugueses - Maria Judite Alves, Filipe Ribeiro, Isabel Domingos, Pedro Raposo de Almeida, Luís da Costa, Hugo Gante, Ana Filipa Filipe, Maria Ana Aboim, Patrícia Marta Rodrigues e Maria de Filomena de Magalhães - surge numa altura em que o agravamento das pressões sobre os ecossistemas fluviais em Portugal e em toda a região mediterrânica, devido à destruição de habitats, à introdução de espécies exóticas e às alterações climáticas, entre outras, requer a mobilização de todos. Nele são abordados vários temas, desde os vários tipos de ecossistemas fluviais às características particulares dos peixes que neles habitam e ao valor que possuem no contexto científico, histórico, ornamental e cultural.

“Algumas espécies, como a lampreia-marinha, o sável, a enguia-europeia e o achigã, são bem conhecidas do público; mas muitas outras, como os barbos, as bogas, os escalos que vivem nos nossos rios, são praticamente desconhecidas da maioria dos portugueses. O valor destas espécies é incalculável, uma vez que são em muitos casos exclusivas dos rios ibéricos ou dos rios nacionais, o que reforça a importância da sua divulgação também do ponto de vista da conservação”, explica Maria João Collares-Pereira.

Com 292 páginas, o “Guia de Peixes de Água Doce e Migradores de Portugal Continental”, inclui a descrição de todas as espécies nativas residentes, migradoras e visitantes marinhas conhecidas à data, bem como das espécies exóticas presentes nos rios e albufeiras nacionais, num total de 62 espécies. A descrição de cada espécie é acompanhada de ilustrações científicas de qualidade ímpar na forma de aguarelas originais, da autoria de Cláudia Baeta e de Pedro Salgado, e inclui mapas da sua distribuição em Portugal.

“Este guia é uma ferramenta de elevado valor prático e científico para os que se interessam pelos temas abordados, incluindo pescadores lúdicos e desportivos, técnicos e gestores ambientais, professores e alunos, para além do público em geral”, conclui Maria João Collares-Pereira.

Publicado pelas Edições Afrontamento, o Guia contou com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, através do cE3c e do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente - MARE, da Ciências ULisboa e do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, ambos da Universidade de Lisboa, da Universidade de Évora, da Biota – Estudos e Divulgação em Ambiente, e da Câmara Municipal de Lisboa – Lisboa Capital Verde Europeia 2020.

Enquanto as livrarias não abrem ao público o guia pode ser adquirido nos sites especializados de livros e no site da editora.

Sobre o MUHNAC - Museu Nacional de História Natural e da Ciência | Museus da Universidade de Lisboa

O MUHNAC é uma Unidade Especializada da Universidade de Lisboa, que tem como missão promover a curiosidade e a compreensão pública sobre a natureza e a ciência e prestar serviços à comunidade académica e à sociedade, através da preservação e valorização das suas coleções e do património universitário, da investigação, da realização de exposições e outras ações de caráter científico, educativo, cultural e de lazer. A sede do Museu situa-se na Rua da Escola Politécnica, no coração de Lisboa (Príncipe Real) e inclui lugares classificados e repletos de história, tais como o Jardim Botânico de Lisboa (monumento nacional), o edifício da antiga Escola Politécnica, o Laboratorio Chimico e o Observatório Astronómico da mesma Escola, o antigo Picadeiro do Colégio dos Nobres e o Observatório Astronómico de Lisboa (na Tapada da Ajuda). Os seus acervos totalizam quase 1 milhão de exemplares e incluem importantes coleções científicas, de história natural (abrangendo a botânica, mineralogia, paleontologia, zoologia e antropologia),de instrumentos e outros objetos histórico-científicos, uma biblioteca especializada e um arquivo histórico.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,798,336